Calderano e Takahashi seguem para as quartas do Pan-Americano

Hugo Calderano, Guilherme Teodoro, Bruna e Giulia Takahashi avançaram em simples. As irmãs também estão na semis de duplas feminina e mista

O Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa está trazendo bons resultados para alguns mesatenistas brasileiros. Assim, Hugo Calderano e Guilherme Teodoro passaram para as quartas de final da chave de simples. Da mesma forma, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi avançaram individualmente e em duplas. Bruna também jogou semifinal de duplas mistas com Vitor Ishiy e estão na final.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A competição ocorre em Havana, Cuba, e teve muitas definições das chaves individuais e em duplas. Os brasileiros que chegaram às quartas tiveram que jogar duas partidas nesta terça (12), depois de uma segunda-feira sem partidas. Primeiramente, Hugo Calderano justificou o favoritismo de ser o quinto mesatenista do ranking mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Chave masculina

Anteriormente, entrou de bye na primeira rodada. Em seguida, o brasileiro venceu o mexicano Rogelio Castro, 4 sets a 1 (11/7, 3/11, 11/0, 11/6 e 11/9), na segunda rodada. Calderano também venceu o norte-americano Jishan Liang, 4 sets a 0 (duplo 11/6, 11/7 e 11/8) nas oitavas.

Não só Calderano, mas também Guilherme Teodoro passou para os oito melhores do torneio. Similarmente, o brasileiro entrou de bye na primeira rodada. Pegou o canadense Edward Ly na segunda rodada e venceu 4 sets a 3 (11/7, 5/11, 8/11, 11/7, 5/11 e duplo 11/8), em uma verdadeira batalha na mesa. Na sequência, bateu o mexicano Marcos Madrid 4 sets a 1 (15/13, 11/9, 4/11, 11/5 e 11/3) para seguir na competição.

Hugo Calderano pega o paraguaio Marcelo Aguirre, enquanto Teodoro encara o argentino Santiago Lorenzo. Por outro lado, outros dois brasileiros ficaram pelo caminho. Vitor Ishiy venceu o porto-riquenho Oscar Birriel, 4 sets a 3, porém perdeu para o chileno Nicolas Burgos, 4 sets a 2. Além disso, Eric Jouti passou pelo guatemalteco Sergio Carrillo, 4 sets a 0, mas esbarrou no canadense Eugene Wang, 4 sets a 2.

Classificação das Takahashi

Na imagem, Bruna Takahashi vibrando após o ponto conquistado.
Bruna Takahashi vibrando após o ponto conquistado. Foto: WTT

Ademais, das brasileiras da chave de simples, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi são as representantes do país entre as oito melhores mesatenistas da competição. Bruna entrou de bye na primeira rodada e mediu forças contra a venezuelana Cristina Olivera no estágio seguinte. A Takahashi com cinco anos a mais de vida venceu por 4 sets a 2 (8/11, 11/8, 10/12, 11/7, 11/4 e 11/5). Por conseguinte, teve a norte-americana Rachel Sung em seu caminho, que também saiu vitoriosa, 4 sets a 1 (9/11, 13/11, 11/1, 12/10 e 11/5).

A Takahashi mais nova, Giulia, teve um duro duelo contra a guatemalteca Hidalynn Zapata, depois de entrar de bye na primeira rodada. A brasileira precisou de sete parciais para vencer em 4 sets a 3 (8/11, 11/4, 4/11, 11/3, 10/12 e duplo 11/4). Pelo menos, fez um jogo mais consistente para bater a cubana Estela Crespo em 4 sets a 0 (11/8, 11/9, 11/4 e 11/6).

Bruna terá a canadense Mo Zang, enquanto Giulia a norte-americana Amy Wang na quarta-feira. O confronto das irmãs Takahashi ocorre apenas em uma eventual final. Na chave, ainda teve Bruna Alexandre, que venceu Yadira Silva (MEX) e perdeu para Lily Zhang (EUA), e Laura Watanabe que parou na cubana Daniela Carrazana.

Chaves de duplas

Por fim, nas duplas, as irmãs Takahashi estão na semifinal do torneio. Superaram as mexicanas Barcenas/Aceves por 3 sets a 1 (11/6, 11/8, 7/11 e 11/5). Terão as porto-riquenhas Diaz/Diaz pela frente.

Bruna também fará a final das duplas mistas ao lado de Vitor Ishiy. Os brasileiros venceram os mexicanos Castro/Aceves por 3 sets a 0 (11/8, 11/6 e 11/5) nas quartas. Em seguida, tiveram placar semelhante diante dos cubanos Campos/Fonseca, 3 sets a 0 (11/5, 11/4 e 11/7). Farão a final contra os chilenos Burgos/Vega amanhã.

Entre os homens, Eric Jouti e Guilherme Teodoro perderam nas quartas por 3 sets a 1 para os chilenos Burgos/Gomez.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Tênis de Mesa

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Confira onde assistir ao vivo e outras informações sobre Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo, e os demais brasileiros na competição realizada em Doha, no Qatar
Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro