Hugo Calderano vence e está nas oitavas de final do Mundial

Calderano precisa dos sete sets para avançar e iguala a melhor campanha do país em um Mundial de tênis de mesa

Ele está nas oitavas! Em mais um dia de jogos pelo Mundial de tênis de mesa, realizado nos Estados Unidos, o Brasil conseguiu vencer. Depois de ser o único a triunfar na segunda rodada, Hugo Calderano superou o belga Cedric Nuytinck, por 4 sets a 3, e se garantiu nas oitavas de final, igualando o melhor resultado do país em um Mundial. O próximo duelo do brasileiro será contra Darko Jorgic, da Eslovênia, atual número 23 do mundo.

-Música e presença das raízes da Colômbia marcam a abertura dos Jogos de Cáli

A etapa seguinte do Mundial é a barreira onde ele e outros dois mesa-tenistas brilhantes pararam em anos anteriores. Após bater o chinês campeão mundial Ruo Guotan, em Pequim, no ano de 1961, Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, caiu nas oitavas de final daquele ano. Claudio Kano, em 1987, na cidade de Nova Déli, também encerrou ali a sua participação. E o próprio Calderano, em Budapeste, no torneio de 2019, parou diante do chinês Ma Long.

Desta vez, as chances de ir além são grandes. Calderano é o cabeça de chave número 3 do evento e vai encarar o esloveno Darko Jorgic, número 23 do mundo. Um adversário bem conhecido, já que se enfrentaram algumas vezes quando o brasileiro atuava na Bundesliga, a liga alemã. Já os dois confrontos internacionais entre eles aconteceram neste ano, com uma vitória para cada lado, sendo que no último duelo, no WTT Star Contender do Catar, o carioca levou a melhor (ele também venceu o torneio).

O jogo

Pelos 16 avos de final do Mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano teve pela frente o belga Cedric Nuytinck, atual número 75 no ranking mundial. Na primeira parcial, após um início equilibrado, o brasileiro encontrou seu ritmo, abriu vantagem e confirmou a vitória por 11 a 6. Atrás do placar da partida, o mesatenista da Bélgica foi um pouco mais agressivo no início do segundo set e abriu vantagem no marcador. Na sequência, Calderano cresceu, aproveitou melhor as oportunidades e virou o placar para 7 a 6. Na parte final, o brasileiro manteve o ritmo e confirmou a vitória por 11 a 8, fazendo 2 sets a 0.

Na terceira parcial, Cedric foi para o tudo ou nada e conseguiu abrir vantagem no começo do set, fazendo 6 a 2. Na sequência, mais uma vez, Calderano conseguiu cortar a desvantagem e a diferença ficou em dois pontos, com 8 a 6. Contudo, o belga voltou a aproveitar melhor os erros e fechou o set em 11 a 6.

No set seguinte, Nuytinck foi melhor no começo mais uma vez e chegou a abrir 5 a 1. Hugo Calderano reagiu em seguida e colocou a diferença em apenas dois pontos, com 7 a 5. Na parte final da parcial, o mesatenista soube manter a vantagem de dois pontos e em um erro do brasileiro fechou em 11 a 8, empatando o duelo em 2 a 2.

Com a partida empatada, Hugo voltou para a mesa mais agressivo nas definições e se colocou em vantagem no marcador, com 5 a 2. Atrás do placar, o belga buscou uma reação e acabou errando ainda mais. Desta forma, o brasileiro se manteve na dianteira do marcador e fechou com 11 a 7.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com as costas na parede, Cedric começou o sexto set indo para cima e se colocou em vantagem no placar, com 4 a 2. Aproveitando melhor os erros, o belga abriu mais diferença, fazendo 8 a 3, e encaminhou o set. Jogando ponto a ponto, Calderano cresceu e deixou a diferença em 9 a 6. Apesar da reação de Hugo, Nuytinck manteve o ritmo, fechou em 11 a 6 e empatou em 3 a 3.

O desempate

Na última parcial da partida, Hugo Calderano começou melhor e fez 3 a 1 no placar. em seguida, forçando erros do adversário, o brasileiro deixou a diferença ainda maior, com 8 a 4, e encaminhou o set. Na parte final, tendo que cortar a desvantagem, Cedric seguiu errando e Calderano fez 11 a 5, confirmando a passagem para as oitavas de final do Mundial de tênis de mesa.

Paulo Chacon

Mais em​ Tênis de Mesa

Confira onde assistir ao vivo e outras informações sobre Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo, e os demais brasileiros na competição realizada em Doha, no Qatar
Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
Joyce de Oliveira e mais quatro brasileiras garantem vaga na semifinal do Elite de Lasko de tênis de mesa