Brasileiros faturam ouro e prata em torneio na Argentina

O Brasil brilhou na disputa da Copa Tango Paralímpica de tênis de mesa, realizada em Buenos Aires, na última semana. Dois brasileiros participaram da disputa: Carlos Carbinatti, na classe 10, e Luiz Filipe Manara, na classe 8. E ambos trouxeram medalhas: prata e ouro, respectivamente.

A campanha de Manara foi excelente. Cabeça de chave número 1, ele passou com três vitórias por 3 a 0, em primeiro lugar do grupo A, que tinha o indonésio Malik Abdullah, o equatoriano Paul Leonardo Astudillo e o argentino Cristian Canteros. Classificado diretamente para a semifinal, ele enfrentou o canadense Curtis Caron, vencendo por 3 a 1 (11/7, 11,4, 6/11 e 11/4). Na decisão da medalha de ouro, o brasileiro derrotou o indonésio Leonardo Aritonang, por 3 a 2 (11/7, 6/11, 9/11, 11/7 e 11/6).

“Acho que a participação foi muito boa. Eu, como cabeça de chave, tinha a responsabilidade de chegar numa final e brigar pela medalha de ouro. A competição estava em um nível similar ao que vamos encontrar na Seletiva do Parapan, na próxima semana. Superei algumas dificuldades na final, quando ele abriu 2 a 1 e eu consegui a virada, apesar do estilo de jogo dele, que eu não conhecia. Estranhei um pouco a bola também. Foi bem bacana, estou muito feliz e essa vitória dá uma moral grande para a Seletiva”, disse o campeão.

Carbinatti também traçou um belo caminho até a decisão. Ele não era um dos cabeças de chave da classe 10. Mesmo assim, passou em primeiro do grupo, vencendo o indonésio Komet Akbar, o chileno Alvaro Hernan Gutierrez e o porto-riquenho Kevin Jose Rios. Na seminifinal, novo triunfo, desta vez sobre o chileno Manuel Farias, por 3 a 0 (13/11, 11/3 e 11/6). O brasileiro só foi parado na final, pelo indonésio David Jacobs: 3 a 1 (5/11, 8/11, 11/7 e 2/11).

Luiz Filipe Manara é o sétimo colocado no ranking nacional paralímpico da classe 8, com 760 pontos. Carlos Carbinatti é o décimo colocado na classe 10, com 640. Os dois atletas são do FranTT/Café Morro Grande/Selam/Piracicaba (SP).

Fernando Gavini
Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTênis de Mesa

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Confira onde assistir ao vivo e outras informações sobre Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo, e os demais brasileiros na competição realizada em Doha, no Qatar