Equipes feminina e masculina ganham ouro no Pan-Americano

Seleções tem confrontos contra as times dos Estados Unidos e saem vencedoras. Resultado garante vaga no Pan de Lima e na Copa do Mundo por equipes, em 2019

Nesta quinta-feira (22), as equipes feminina e masculina disputaram as respectivas semifinais e finais do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa. Na final, os times brasileiros tiveram equipes dos Estados Unidos como rivais em ambos os naipes e saíram vitoriosos.

Com os títulos, o Brasil assegura vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima. Além de conquistar vagas na Copa do Mundo de Tênis de Mesa por Equipes, ano que vem, no Japão.

Bruna Takahashi se destaca na decisão

Na grande final, a equipe feminina manteve o favoritismo vencendo, de virada, a equipe estadunidense por 3 a 2. O destaque ficou com Bruna Takahashi, que venceu duas partidas para o Brasil levar o ouro.

O começo foi de derrota nas duplas. Jessica Yamada e Lin Gui perderam por 3 a 2 para Yue Wu e Lily Zhang. A superação veio nas partidas de simples. Bruna Takahashi venceu Xinyue Wang, de virada, por 3 a 1, com parciais de 6/11, 11/6, 11/6 e 11/9. No terceiro confronto, Lin Gui superou Lily Zhang também por 3 a 1, com parciais de 11/7, 4/11, 12/10 e 13/11.

O quarto confronto já poderia dar a medalha ao Brasil, mas Jessica Yamada perdeu para Xinyue Wang por 3 a 2. Sobrou a última e decisiva partida, em que Bruna Takahashi venceu Yue Wu por 3 a 0, com parciais de 11/9, 11/8 e 12/10.

Equipe masculina vence sem sofrimento

Diferentemente da equipe feminina, a masculina fechou a série em 3 a 0 na grande final, com destaque para Thiago Monteiro, que jogou duas partidas.

A primeira vitória veio nas duplas. Thiago e Humberto Manhani venceram Nicholas Tio e Nikhil Kumar por 3 a 2. As parciais foram de 9/11, 13/11, 13/11, 9/11 e 11/5.

Em simples, Eric Jouti fez o segundo jogo e venceu Kanak Jha por 3 a 2. As parciais foram de 8/11, 11/5, 11/9, 7/11 e 11/6. O terceiro jogo teve novamente Thiago Monteiro contra Nikhil Kumar. Vitória da medalha por 3 a 1, com parciais de 11/13, 11/9, 12/10 e 11/3.

Os jogos da fase de semifinal

As primeiras na disputa pela vaga na decisão foram Jéssica Yamada, Lin Gui e Bruna Takahashi. As brasileiras fizeram um duelo muito equilibrado contra as canadenses, e acabaram vencendo pelo placar de 3 a 2. Nas duplas, Jéssica e Lin foram derrotadas por Mo Zhang e Alicia Cote. Nas disputas individuais, Bruna, Lin e Jéssica venceram uma cada. Em seu segundo jogo, Bruna acabou derrotada por 3 a 1.

No masculino, a vitória diante do Paraguai foi muito mais tranquila, por 3 a 0. Humberto Manhani e Thiago Monteiro começaram vencendo nas duplas, os adversários foram Alejandro Toranzoz e Marcelo Aguirre. Eric Jouti venceu o segundo jogo e Thiago, mais uma vez, venceu o terceiro – confira aqui os resultados completos do dia.

Marina Balbino

Mais em​ Tênis de Mesa

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Confira onde assistir ao vivo e outras informações sobre Hugo Calderano, campeão da Copa do Mundo, e os demais brasileiros na competição realizada em Doha, no Qatar
Brasil vai ao pódio com Luiza Fontanive, Hamilton Yamane e Lucas Romanski no primeiro dia de finais do WTT Youth Contender Monteria
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro