Teremos João Fonseca no Time Mundo da Laver Cup 2025. Aos 18 anos, o brasileiro fará sua estreia na tradicional competição por equipes, que reúne seis dos melhores tenistas da Europa contra seis representantes do resto do mundo. Evento está marcado para acontecer entre os dias 19 e 21 de setembro, no Chase Center, em San Francisco.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Fonseca chega à convocação após uma temporada de ascensão meteórica. Campeão do Next Gen ATP Finals e ex-número 1 do ranking juvenil, ele quebrou a barreira do top 100 do ranking da ATP apenas 16 meses após alcançar o topo entre os juniores. Em janeiro, ele disputou seu primeiro Grand Slam como profissional, no Australian Open, e surpreendeu ao eliminar o então número 9 do mundo, Andrey Rublev, na rodada de estreia. No mês seguinte, levantou seu primeiro troféu de ATP, em Buenos Aires.
A escalação foi comemorada por Fonseca, que realizará um sonho de infância. “Estou muito empolgado por ter sido escolhido para jogar pelo Time Mundo na Laver Cup. Assisto ao torneio desde criança e sempre sonhei em participar. Agora estar na equipe com caras como Fritz, Paul e Shelton, e ser treinado pelo Andre Agassi… é inacreditável! Vou dar tudo de mim.”
Agassi, que também estreará como capitão da equipe nesta edição, destacou a energia do jovem brasileiro. “João é o tipo de talento jovem que faz a Laver Cup ser tão especial.”
João Fonseca será o primeiro tenista brasileiro a participar da Laver Cup desde sua criação em 2017. Nenhum outro brasileiro havia sido convocado para o torneio até então. Ele também será apenas o quarto sul-americano, se juntando aos argentinos Diego Schwartzman (3 participações) e Francisco Cerúndulo (2), além do chileno Alejandro Tabilo.
Além de Fonseca, o Time Europa anunciou o dinamarquês Holger Rune como estreante na edição deste ano. Atual número 10 do mundo, Rune foi campeão do ATP de Barcelona em abril, vencendo Carlos Alcaraz na final, e também fará sua primeira participação no torneio.
+ João Fonseca sofre com saque húngaro e cai na estreia em Roma