Felipe Meligeni se despediu do Challenger de Oeiras 5, em Portugal, torneio ATP 100, na primeira rodada. O tenista brasileiro, que aparece na 123ª posição do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), perdeu na estreia para o sueco Elias Ymer, 263º colocado, por desistência após ter sido derrotado no primeiro set e começo ruim no segundo. O atleta europeu havia marcado 6/3 na parcial inicial e vencia a seguinte por 3 a 0 quando o jogador paulista, de 27 anos, se retirou do confronto realizado no Complexo de Tênis do Jamor, localizado no Distrito de Lisboa, capital do país.
- Nova geração da esgrima entra em ação no Torneio Nacional
- Jade dá dicas de como serão os collants no Mundial de 2025
- Cátia Oliveira supera italiana e é campeã do Elite de Lasko
- Brasil fatura prata e bronze na estreia do Pan-Americano
- Geovanna faz melhor resultado do Brasil no Mundial Cadete
Detalhes do confronto
A partida que aconteceu no saibro português começou equilibrada, com os dois jogadores enfrentando dificuldades para confirmar seus serviços nos dois primeiros games. O europeu sacou primeiro e superou um break point e três igualdades para abrir vantagem. Felipe Meligeni foi sacar pela primeira vez e também confirmou com sofrimento. O brasileiro não chegou a correr risco direto de ter seu serviço quebrado, mas precisou lidar com duas igualdades. Só depois disso é que ele conseguiu garantir seu primeiro ponto, empatando o primeiro set em 1 a 1.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No entanto, nos dois games seguintes o equilíbrio desapareceu, com domínio completo do sueco, que anotou 3 a 1 sem perder nenhum ponto. Nos dois games seguintes, o tenista paulista voltou a deixar o duelo parelho, com definições ocorrendo apenas após algumas igualdades. Apesar de mais disputados, Ymer venceu os dois games: 5 a 1. Sacando para fechar o primeiro set, Ymer foi firme e venceu com tranquilidade, marcando 6 a 1. Apresentando algumas dificuldades, Felipe Meligeni seguiu sendo controlado pelo sueco, que logo quebrou o serviço dele e marcou 1 a 0 no segundo set.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O sueco confirmou seu serviço inicial na segunda parcial e, em seguida, quebrou o brasileiro pela segunda vez. Neste momento, o atleta do Brasil resolveu desistir do embate, decretando o triunfo do europeu. Ymer enfrenta na segunda rodada do Challenger de Oeiras 5 o chileno Cristian Garin, que derrotou o argentino Juan Pablo Ficovich por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/3.
Segunda derrota para o rival
O duelo desta terça-feira (13) pela primeira rodada do Challenger de Oeiras 5 foi o segundo entre os tenistas e o sueco conquistou a segunda vitória. Felipe Meligeni havia perdido também no encontro anterior para Ymer no Challenger de Montevidéu, em 2023. No ocasião, o brasileiro acabou superado nas oitavas de final, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/4 e 6/4. O atleta era o cabeça de chave número 6 do torneio português. Além dele, o Brasil tinha Thiago Monteiro como representante da competição realizada em Portugal.
Principal cabeça de chave do Challenger de Oeiras, em Portugal, Thiago Monteiro acabou eliminado logo na estreia, na segunda-feira (12). O brasileiro não passou pelo estadunidense Mitchell Krueger por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/2, em partida que durou 1h21min.