Fonseca é o 5º tenista do mundo mais procurado na Internet

Estudo feito pelo Torcedores.com mostra que João Fonseca foi o quinto tenista mais procurado na internet nos útlimos 12 meses

Nova estrela do tênis mundial, João Fonseca também vem se mostrando um fenômeno de público. Aos 18 anos, o brasileiro já atrai holofotes não apenas pelo talento dentro das quadras, mas também pelo enorme crescimento de sua popularidade. De acordo com o levantamento feito pelo Torcedores.com, as buscas na internet por Fonseca nos últimos 12 meses foi a quinta maior considerando todos os 100 tenistas mais bem ranqueados na ATP.

Neste período, o jovem carioca de apenas 18 anos conquistou cinco títulos: o Challenger 75 de Lexington, o Next Gen Finals, o Challenger 125 de Camberra, o ATP 250 de Buenos Aires e o Challenger 175 de Phoenix. Além disso, o brasileiro teve campanhas positivas no Australian Open e no Masters de Miami, com vitórias sobre Andrey Rublev e Ugo Humbert, respectivamente.

O estudo feito pelo Torcedores.com considerou a atualização do ranking do último dia 17 para selecionar quais tenistas seriam inseridos no levantamento. Em seguida, recorreu-se ao Google para descobrir o volume de buscas por cada um deles ao longo dos últimos 12 meses. E Fonseca, número 59º do ranking, aparece à frente de tenistas mais bem ranqueados, inclusive o russo Daniil Medvedev, vencedor de um Grand Slam.

Os tenistas mais procurados do mundo nos últimos 12 meses

O volume de buscas na internet por João Fonseca foi de cerca de 1,5 milhão de buscas por mês, atrás apenas de alguns dos principais nomes do esporte na atualidade. Jannik Sinner, número 1 do ranking, liderou as buscas. Além dos resultados nas quadras, impulsionou o interesse no tenista sua condenação por doping. Em fevereiro, ele foi suspenso por três meses e o período curto da pena gerou muita repercussão no ambiente online.

Em segundo lugar, ficaram empatados o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do mundo, e o sérvio Novak Djokovic, quinto do mundo. O alemão Alexander Zverev, número 2 do ranking, foi o quarto tenista mais buscado.

Abaixo de João Fonseca em termos de interesse, estão jogadores no top-10 do ranking, como Jack Draper, da Inglaterra, sexto do mundo, Taylor Fritz, dos Estados Unidos, número 4. Casper Ruud, da Noruega, sétimo do ranking, também é menos procurado do que o tenista brasileiro.

Os dez tenistas mais procurados do mundo nos últimos 12 meses:

  • 1 – Jannik Sinner (#1, Itália) – 6,1 milhões de buscas
  • 2 – Carlos Alcaraz (#3, Espanha) – 5 milhões de buscas
  • 2 – Novak Djokovic (#5, Sérvia) – 5 milhões de buscas
  • 4 – Alexander Zverev (#2, Alemanha) – 2,2 milhões de buscas
  • 5 – João Fonseca (#59, Brasil) – 1,5 milhão de buscas
  • 6 – Matteo Berrettini (#34, Itália) – 1 milhão de buscas
  • 7 – Ben Sheldon (#14, Estados Unidos) – 823 mil buscas
  • 8 – Jack Draper (#6, Inglaterra) – 823 mil buscas
  • 9 – Taylor Fritz (#4, Estados Unidos) – 823 mil buscas
  • 10 – Casper Ruud (#7, Noruega) – 673 mil buscas

Os países com mais buscas por João Fonseca, além do Brasil

Ajuda a explicar o resultado de João Fonseca o fato de ter sido abraçado pela torcida brasileira. Com o tamanho do país e o conhecido engajamento dos brasileiros no ambiente online, João Fonseca foi alçado ao posto de estrela do circuito.

Entretanto, o levantamento descobriu que outros países também nutrem interesse pelo jogador de 18 anos. Ele teve buscas relevantes na internet em Portugal, Chile, Itália, Austrália, Paraguai, Uruguai e Espanha.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros