O Brasil saiu atrás novamente no Qualifiers da Billie Jean King Cup. Nesta sexta-feira (11), Laura Pigossi voltou a perder o jogo de abertura na competição, desta vez, contra a Espanha. Atual número 182 do ranking mundial da WTA, a brasileira sofreu uma dura derrota contra Sara Sorribes Tormo (85ª) em sets diretos de 6/3 e 7/5. O Brasil volta à quadra para o segundo jogo de simples com Bia Haddad (17ª) enfrentando Jessica Maneiro (69ª).
O baixo aproveitamento nos saques seguiram dificultando as chances de vitória de Laura Pigossi em partidas de simples contra adversárias do alto escalão. A brasileira confirmou apenas 40% dos pontos de primeiro saque e sofreu sete quebras durante a partida. Em contrapartida, Pigossi mostrou um bom desempenho e quebrou o serviço de Sara Sorribes Tormo cinco vezes.
Com a derrota de Laura Pigossi, a partida entre Bia Haddad e Jessica Maneiro valerá a sobrevivência do Brasil do grupo B do Qualifers da Billie Jean King Cup. Como o time brasileiro perdeu por 2 a 1 para a República Tcheca ontem, a vitória diante da Espanha se tornou primordial para o Brasil seguir adiante na competição. Vale destcar que, mesmo em caso de derrota de Bia Haddad na chave de simples, ainda teremos a disputa em duplas.
O formato
A Billie Jean King Cup está com um novo formato em 2025. Visando se igualar a Copa Davis, versão masculina, a competição está passando por processo de transição. Dessa forma, os Qualifiers serão disputados em seis grupos, com três equipes cada. As primeiras colocadas de cada seguem para Shenzhen (China), onde se juntam à atual campeã Itália e à China (anfitriã) para a disputa das finais, em novembro.
Diferentemente dos duelos diretos, que duravam dois dias e até cinco partidas, cada duelo na fase de grupo terá apenas três partidas, sendo as duas primeiras de simples e a terceira de duplas. A última vai acontecer mesmo com o confronto definido, servindo como fator de desempate na classificação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY