Bia Haddad sofre derrota e Brasil perde para a Tchéquia na BJKC

Bia Haddad é dominada por Linda Noskova e Brasil perde a série contra a República Tcheca na Billie Jean King Cup

Não foi o começo que o Brasil esperava ter na disputa do Qualifiers da Billie Jean King Cup. Após Laura Pigossi perder o confronto de abertura contra Marie Bouzkova, em 6/0 e 7/6 [3], foi a vez de Bia Haddad sofrer uma dura derrota para Linda Noskova e ver a República Tcheca vencer a série. Também com direito a pneu, Haddad perdeu em parciais de 6/4 e 6/0 em 1h13min. As duas equipes ainda se enfrentam nesta tarde de quinta-feira (10) na partida de duplas entre Bia Haddad/Luisa Stefani e Dominika Salkova/Tereza Valentova.

Atual número 17 do ranking mundial da WTA, Bia Haddad enfrenta uma de suas piores fases na carreira. A derrota sofrida para Linda Noskova (33ª) é a sexta em sequência que a brasileira tem em partidas de simples. Haddad até mostrou uma reação positiva durante alguns momento, mas sofreu com o baixo aproveitamento nos segundos saques (33%).

Bia, inclusive, começou bem no primeiro set e teve uma oportunidade de quebra logo no segundo game, que não foi convertida. Em seguida, ela saiu de um 0/40 para confirmar o seu serviço e abrir 2 a 1. Porém, pouco tempo depois a brasileira voltou a sair atrás enquanto sacava, em 0/30, e não conseguiu reverter a situação, sofrendo a quebra decisiva da primeira parcial.

Já o segundo set teve total domínio de Linda Noskova, que conquistou três quebras de serviço e não cedeu nenhum brea-point para Bia Haddad, aplicando um 6/0 avassalador.

Mais Brasil na BJKC

Mesmo com a derrota de Bia Haddad no segundo jogo, Brasil e República Tcheca farão a terceira partida (duplas). Isso porque a Billie Jean King Cup está com um novo formato em 2025. Visando se igualar a Copa Davis, versão masculina, a competição está passando por processo de transição. Dessa forma, os Qualifiers serão disputados em seis grupos, com três equipes cada. As primeiras colocadas de cada seguem para Shenzhen (China), onde se juntam à atual campeã Itália e à China (anfitriã) para a disputa das finais, em novembro.

Diferentemente dos duelos diretos, que duravam dois dias e até cinco partidas, cada duelo na fase de grupo terá apenas três partidas, sendo as duas primeiras de simples e a terceira de duplas. A última vai acontecer mesmo com o confronto definido, servindo como fator de desempate na classificação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Tênis

O brasileiro Marcelo Demoliner e o austríaco David Pichler venceram os tchecos Jiri Barnat e Filip Duda nas quartas de final do Challenger de Oeiras
Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama