Laura Pigossi deu o pontapé inicial do Brasil no Qualifiers da Billie Jean King Cup nesta quinta-feira (10). A medalhista olímpica de Tóquio-2020 fez o primeiro jogo de simples no confronto contra a República Tcheca, pelo grupo B. Atual número 182 do ranking mundial da WTA, a brasileira acabou perdendo para Marie Bouzkova em sets diretos de 6/0 e 7/6 [3] em 1h41. O Brasil volta à quadra com Bia Haddad (17ª) enfrentando Linda Noskova (33ª).
A partida
Jogando diante de uma oponente que está mais de cem posições à frente no ranking mundial, já era esperado que Laura Pigossi fosse azarã no duelo contra Marie Bouzkov. Porém, a brasileira teve um desempenho bem abaixo do que consegue entregar, especialmente no rpiemiro set, e viu a rival levar a vitória. Para se ter noção, Pigossi teve apenas 23% de aproveitamento nos pontos no seu primeiro serviço na primeira parcial. Em comparação, a tcheca venceu 60% dos pontos neste fundamento, o que já é um aproveitamento abaixo.
Foram três quebras de serviço conquistadas e nenhuma sofrida por Marie Bouzkov, que aplicou um pneu (6/0) avassalador para vencer a primeira parcial. A tcheca seguiu dominante no segundo set e começou quebrando a brasileira novamente para abrir 2/0. Laura Pigossi respondeu de imediato, devolvendo a quebra e vencendo o seu primeiro game na partida. A situação se repetiu na sequência, com as duas tenistas trocando mais três quebras de serviço. Nesta sequência, Pigossi chegou a sacar em dois games para vencer a parcial, mas não conseguiu confirmá-los. A disputa, então, foi ao tie-break, onde Bouzkov triunfou por 7 a 3.
Mais Brasil na BJKC
Mesmo em caso de derrota de Bia Haddad no segundo jogo, Brasil e República Tcheca farão a terceira partida (duplas). Isso porque a Billie Jean King Cup está com um novo formato em 2025. Visando se igualar a Copa Davis, versão masculina, a competição está passando por processo de transição. Dessa forma, os Qualifiers serão disputados em seis grupos, com três equipes cada. As primeiras colocadas de cada seguem para Shenzhen (China), onde se juntam à atual campeã Itália e à China (anfitriã) para a disputa das finais, em novembro.
Diferentemente dos duelos diretos, que duravam dois dias e até cinco partidas, cada duelo na fase de grupo terá apenas três partidas, sendo as duas primeiras de simples e a terceira de duplas. A última vai acontecer mesmo com o confronto definido, servindo como fator de desempate na classificação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY