Carol Meligeni perdeu neste domingo a chance de ganhar o maior título de sua carreira. A tenista de Campinas enfrentou a ucraniana Valeriya Strakhova na final do ITF W50 de Chihuahua. Se vencesse, teria sua maior conquista, já que o torneio superaria o ITF W35 de Buenos Aires, vencido por ela em janeiro. E a brasileira teve boas chances de chegar lá. Venceu o primeiro set por 7/5, mas levou a virada nas parciais seguintes ao ser superada por 6/2 e 6/4.
- Brasil fatura três medalhas no WTT Youth Contender Monteria
- Brite brilha no perímetro e Bauru elimina São Paulo no NBB
- Corinthians bate Ourinhos fora de casa e chega a 10 vitórias na LBF
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Corinthians vence clássico e assume liderança no Paulistão
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Com o vice-campeonato do ITF W35 de Chihuahua, Carol Meligeni, que atualmente é a 285ª do mundo vai se firmar entre as 260 melhores. Vale lembrar que seu melhor ranking foi o 165º lugar, alcançado em 2022. A adversária deste domingo, Valeriya Strakhova, é a 304ª do ranking mundial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Bom começo
Carol Meligeni começou muito bem o jogo contra Valeriya Strakhova e conseguiu a primeira quebra logo no segundo game sem deixar a adversária marcar um ponto sequer. Para fechar, a brasileira fez uma devolução de saque perfeita sem dar chances à rival. Na sequência, Carol confirmou mais uma vez o serviço para abrir 3/0.
Na segunda vez que Valeriya Strakhova sacou, Carol Meligeni não teve a mesma facilidade da primeira, mas a ucraniana sofreu demais para confirmar o serviço. Ela precisou salvar um break point e passar por três empates em 40/40 até finalmente conseguir diminuir o placar do set para 3/1.
No game seguinte, quem sofreu foi a brasileira. Valeriya Strakhova abriu 40/15 e tinha três break points para fechar. Mas logo no primeiro, a ucraniana devolveu a quebra diante de Carol Meligeni. Quando podia empatar o duelo, no entanto, a tenista europeia voltou a se complicar. Ela chegou a salvar um break point, mas não conseguiu impedir a segunda e a brasileira abriu 4/2.
Reação de Valeriya Strakhova
Depois, quem vacilou foi a Carol Meligeni. Com a chance de ficar muito perto da vitória no primeiro set, ela se atrapalhou no saque e viu a adversária quebrar seu serviço sem que ela fizesse nenhum ponto sequer. Na sequência, Valeriya Strakhova sacou para empatar o duelo pela primeira vez: 4/4.
A pressão da ucraniana fez Carol Meligeni se perder no jogo. A brasileira, mais uma vez, sacou mal e teve o serviço quebrado. Depois de estar perdendo por 4/2, Valeriya Strakhova virou e dependia apenas de confirmar o saque para fechar o primeiro set.
Volta por cima de Carol Meligeni
Mas Carol Meligeni mostrou um grande poder de reação. A brasileira conseguiu quebrar Valeriya Strakhova novamente sem deixar a rival marcar ponto e depois confirmou o seu saque, deixando a adversária de novo no zero, para virar para 6/5.
Quando Valeriya Strakhova foi para o saque no 12º game, Carol Meligeni não baixou a pressão. A ucraniana chegou a salvar um set point, mas não conseguiu evitar o segundo. Assim, a brasileira venceu o primeiro set por 7/5.
Jogo muda totalmente
No segundo set, o jogo mudou totalmente. Se Valeriya Strakhova tinha sido quebrada quatro vezes no primeiro, na parcial seguinte a ucraniana mostrou confiança em seu serviço e conseguiu vencer os games em todas as vezes em que sacou. Carol Meligeni, por sua vez, voltou a sofrer com a falta de consistência no saque. A brasileira levou duas quebras e acabou perdendo o segundo set por 6/2.
Carol Meligeni reage
O jeito como perdeu o segundo set poderia ter feito Carol Meligeni desanimar, mas ela voltou com tudo no terceiro e decisivo set. Apesar de ter tido dificuldade de confirmar seu serviço no game inicial, a brasileira quebrou o saque de Valeriya Strakhova no segundo e abriu 2/0.
Reviravolta
O problema foi que a ucraniana devolveu a quebra logo em seguida e deixou tudo equilibrado novamente. Valeriya Strakhova teve então uma sequência de bons serviços, enquanto Carol Meligeni voltou a ser quebrada no sétimo game, deixando a adversária na frente por 4/3.
Valeriya Strakhova ficou com a mão na taça do ITF W35 de Chihuahua ao confirmar o saque no game seguinte e fazer 5/3. Mas Carol Meligeni não é uma atleta de desistir fácil. Ela precisava confirmar o serviço para se manter viva no jogo e teve muitas dificuldades para conseguir. A brasileira chegou a salvar um match point e conseguiu se reerguer para deixar o placar em 5/4.
Apesar do esforço da brasileira, Valeriya Strakhova foi sacar para a vitória no 11º game do segundo set. A ucraniana, desta vez, não perdeu a chance e conquistou o título do ITF W50 de Chihuahua no primeiro match point que teve sob seu serviço.