Bia Haddad erra em excesso e perde na estreia em Indian Wells

Os erros em excesso determinaram a derrota de Bia Haddad Maia para a britânica Sonay Kartel em sua estreia no WTA 1000 de Indian Wells 2025

Os erros em excesso determinaram a derrota de Bia Haddad Maia em sua estreia no WTA 1000 de Indian Wells 2025. Neste sábado (8), a tenista brasileira entrou em quadra pela segunda rodada da competição e facilitou bastante a vida da britânica Sonay Kartel, que venceu por tranquilos 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/1. A jogadora do Brasil, que está com 28 anos, mostrou nível de atuação bem abaixo de sua capacidade e concedeu inúmeros pontos de graça para a adversária. Sem confiança e com pouca paciência, a atleta paulista se despede do torneio estadunidense de forma precoce.

Atual número 17 do ranking mundial da WTA (Associação de Tênis Feminino), Bia Haddad Maia foi inscrita em Indian Wells como 16ª cabeça de chave, porém, o momento é bem ruim. O início de 2025 dela em torneios de simples tem sido com desempenho e resultados insatisfatórios. Ela participou da United Cup e perdeu para Gao Xinyu e Laura Siegemund, resultando na eliminação do Brasil. Em Adelaide, foi derrotada por Madison Keys na primeira rodada.

No Australian Open, Bia Haddad Maia teve atuação melhor e avançou à terceira rodada após vitórias sobre Julia Riera e Erika Andreeva, igualando sua melhor campanha. Apesar dos bons resultados no primeiro Grand Slam da temporada de 2025, a tenista do país voltou a tropeçar em seguida. Em Mérida, a brasileira perdeu de forma surpreendente por Rebecca Šramková na primeira rodada. Eliminada em simples, a brasileira continua em Indian Wells na chave de duplas ao lado da alemã Laura Siegemund.

Incontáveis erros

Bia Haddad Maia encontrou enormes dificuldades para competir com a britânica Sonay Kartel. Bastante sólida e com desenvoltura na movimentação, a tenista europeia adotou a estratégia de correr bastante e sempre colocar mais uma bola para a brasileira ter que jogar. Isso complicou bastante para a atleta do Brasil. No primeiro set, os três games iniciais foram definidos com bons saques dos dois lados. Porém, no quarto, a jogadora paulista sofreu sua primeira quebra de serviço, permitindo 3 a 1 para a rival.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

A primeira quebra aconteceu com Bia Haddad Maia cometendo três erros seguidos. Kartel confirmou seu serviço em seguida e abriu 4 a 1. O primeiro ponto da brasileira no saque da oponente aconteceu apenas no quinto game. E os erros persistiram. Com mais um erro não forçado de direita, somando 15 no total, Bia permitiu que a britânica fizesse 5 a 1. A brasileira esboçou reação devolvendo uma das quebras de saque errando menos e após dupla falta: 5 a 2. Mas, após dupla falta de Bia, a rival fechou em 6/2.

Bia sendo Bia em apenas um game no jogo

Bia Haddad Maia terminou o primeiro set com absurdos 21 erros. E o segundo não começou diferente. Após dois erros seguidos, um de voleio e outro em devolução, a britânica marcou 1 a 0. O único momento bom da brasileira em quadra aconteceu no segundo game do segundo set. Ela fechou sem sofrer pontos da adversária com bastante agressividade e precisão, empatando em 1 a 1 com linda paralela de esquerda.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nos dois games seguintes, Bia Haddad Maia perdeu com mais dois erros: 3 a 1. Kartel marcou 4 a 1 com sua primeira bola vencedora na segunda parcial, apenas o segundo dela no confronto, mostrando que ela estava pontuando mais por causa dos erros da brasileira. Em determinado momento da partida, a britânica tinha 50 pontos no jogo, sendo 35 em erros da tenista do Brasil. Após mais um erro, a europeia fez 5 a 1 e, em seguida, deu números finais ao duelo fechando em 6/1.

Desempenho de Sonay Kartal em Indian Wells 2025

Inicialmente, Sonay Kartal participou da fase de qualificação do Indian Wells Open 2025. Embora não tenha se classificado diretamente para o quadro principal, ela entrou como “lucky loser” devido a desistências de outras jogadoras. Na primeira rodada do torneio principal, Kartal enfrentou a americana Clervie Ngounoue e venceu com parciais de 3/6, 7/5, 7/5, garantindo sua vaga na segunda rodada para enfrentar Bia Haddad Maia.

Rafael Zito

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros