João Fonseca passa a ser o 11º tenista mais seguido do mundo

Levantamento traz detalhes do crescimento midiático do fenômeno de 18 anos

O nome de João Fonseca vem cada vez mais tomando conta das manchetes esportivas, não só no Brasil, como no mundo todo. Aos 18 anos, o brasileiro já atrai holofotes não apenas pelo talento dentro das quadras, mas também pelo enorme crescimento de sua popularidade. Um levantamento recente feito pelo Torcedores.com revelou que ele já é o 11º tenista com mais seguidores no Instagram entre os 80 primeiros do ranking da ATP, com 945 mil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O dado é ainda mais expressivo quando se considera que Fonseca se tornou profissional apenas em 2024. Mesmo assim, ele já supera jogadores consolidados do circuito, como os norte-americanos Ben Shelton e Frances Tiafoe, além do experiente Taylor Fritz, ex-finalista de Grand Slam.

Nos últimos seis meses, ele foi o segundo tenista que mais ganhou seguidores no Instagram, com um crescimento de 550 mil novos fãs no período. O único que superou esse número foi Novak Djokovic, uma das maiores lendas do esporte, que acumulou 815 mil novos seguidores.

Esse salto na popularidade reflete os feitos impressionantes do jovem brasileiro no circuito profissional. No período analisado, Fonseca conquistou dois títulos de nível Challenger, venceu o Next Generation ATP Finals e fez sua estreia em Grand Slams. O grande destaque, no entanto, foi seu primeiro título de ATP 250, conquistado em Buenos Aires.

Nesse mesmo período, o circuito mundial viu Jannik Sinner vencer dois Grand Slams. Mesmo assim, o italiano atual número 1 do mundo teve um aumento de 443 mil seguidores no Instagram – mais de 100 mil a menos que Fonseca.

O ranking

Os tenistas mais populares que João digitalmente são Novak Djokovic, que lidera com impressionantes 15,7 milhões (quase 10 milhões a mais que o segundo), Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Daniil Medvedev, Gael Monfils, Grigor Dimitrov e Holger Rune.

+ João Fonseca comenta expectativa e objetivo para Indian Wells

Gabriel Turolla

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros