Três tenistas brasileiros entraram em quadra neste domingo (23) brigando por uma vaga na chave principal do ATP 250 de Santiago, no Chile. Na última etapa de qualificação, Felipe Meligeni e Gustavo Heide conquistaram o direito de estarem entre os 32 jogadores que continuam na disputa pelo título do torneio. Eles venceram, respectivamente, o peruano Juan Pablo Varillas e o argentino Thiago Tirante. Mas nem tudo foi alegria para o Brasil, já que Orlando Luz ficou pelo caminho ao ser derrotado por Juan Manuel Cerundolo, igualmente da Argentina.
- Brandonn Almeida quebra recorde e Minas segue na liderança
- Minas aposenta Marquinhos e avança à semifinal do NBB
- Beatriz Souza sobre volta aos tatames: “Um passo de cada vez”
- Luiz Roncone ganha sua segunda medalha no Pan em Medellín
- Vasco bate Fortaleza e entra no G-8 do Brasileiro Sub-20
Dois dentro e um fora
Felipe Meligeni foi o primeiro brasileiro a jogar neste domingo no ATP 250 de Santiago. Faltando apenas uma vitória para furar o qualifying, o brasileiro venceu Juan Pablo Varillas, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2, em 1h20min de confronto. A vitória foi conquistada com o tenista do país marcando mais pontos com o segundo serviço do que o oponente. O saque do peruano não estava bom, com Felipe Meligeni conseguindo acertos com devoluções tanto nos primeiros quanto nos segundos serviços.
Gustavo Heide e Orlando Luz tinham seus jogos marcados para o mesmo horário na programação. O primeiro deles obteve resultado positivo batendo Thiago Tirante, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4-7), 6/2 e 7/5. O brasileiro foi mais eficiente e aproveitou todas as chances que teve de quebrar o serviço do argentino. A maior diferença entre eles é que Gustavo Heide marcou 19 pontos em devoluções de primeiro saque contra apenas quatro do adversário, 15 a mais.
Orlando Luz foi o único que não conseguiu avançar. E ele foi dominado pelo argentino Juan Manuel Cerundolo, cabeça de chave 1 da etapa de qualificação. O brasileiro perdeu por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2. O grande diferencial do oponente foi o número de acertos em devoluções do segundo saque. O atleta da Argentina marcou 19 pontos nos momentos em que Orlando Luz precisou utilizar o segundo serviço. Por outro lado, o brasileiro anotou somente sete, distância de 12 pontos.
Duelo brasileiro
A chave principal do ATP 250 de Santiago começa logo com confronto entre brasileiros. Gustavo Heide, que precisou passar pela etapa de qualificação, enfrente o compatriota Thiago Seyboth Wild na primeira rodada. O Brasil ainda conta com mais dois representantes no simples do torneio. Felipe Meligeni terá pela frente na estreia o argentino Francisco Comesana. Já Thiago Monteiro enfrenta Juan Manuel Cerundolo, também Argentino, algoz de Orlando Luz.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Nas duplas do ATP 250 de Santiago, Marcelo Demoliner e Marcelo Zormann estarão juntos na disputa. Eles ainda estão sem adversário. Orlando Luz está formando parceria com o francês Gregoire Jacq e os dois encaram o português Jaime Faria e o cazaque Alexander Shevchenko. Já Fernando Romboli, que terá como companheiro o chileno Matias Soto, joga contra o português Francisco Cabral e o holandês Jean-Julien Rojer.