Um dia longo, que se estendeu até a madrugada de quinta-feira (20), terminou com uma frustrante derrota de Thiago Monteiro. Último brasileiro remanescente na chave de simples do Rio Open, o cearanse acabou perdendo uma batalha de mais de três horas para o taiwanês Tseng Chun-hsin em parciais de 6/7 [4], 6/3 e 7/6 [4].
Com o revés, o Brasil ficou sem representantes no torneio individual do Rio Open 2025. Além disso, apenas Marcelo Melo e Rafael Matos seguem vivos na competição, pela chave de duplas.
“Não senti que joguei o meu melhor tênis. Não consegui gerar muita potência nas bolas, muito pela forma das devoluções dele. Foram muitos méritos dele. Esta não foi das melhores participações do tênis brasileiro no simples do Rio Open, mas acredito que o Brasil está vivendo um bom momento”, afirmou Thiago Monteiro no pós-jogo.
A partida
Atual número 99 do ranking mundial da ATP, Thiago Monteiro foi para o confronto de hoje como favorito. Apesar disso, Tseng Chun-hsin, 125º do mundo, estava embalado após ter vencido o cabeça de chave número 3 do Rio Open Alejandro Tabilo, do Chile.
Com apoio da torcida, Monteiro começou mais agressivo e não tardou para conquistar a primeira quebra de serviço. O brasileiro chegou a abrir 5/2 na parcial, mas quando sacou para fechar o set acabou sofrendo a quebra. Com os dois tenistas confirmando seus serviços restantes, a decisão ficou para o tie-break. Tseng saiu à frente largando com um mini-break em seu favor. Thiago reagiu bem e devolveu em dose dupla para virar em 4/2. O taiwanês até chegou a empatar a disputa, mas sofreu um novo mini-break e viu o brasileiro ficar com o set.
Embalado com o triunfo inicial, Monteiro começou quente no segundo set e logo de cara quebrou o primeiro game de serviço do rival para abrir 1/0. No entanto, Tseng reagiu rápido e buscou duas quebras consecutivas para virar o placar em 3/1. O brasileiro até teve duas chances de quebra no nono game, mas não aproveitou elas e viu o taiwanês empatar.
Mais nervoso em quadra, Thiago Monteiro não começou bem a terceira parcial e sofreu a primeira quebra e viu Tseng abrir 3/1 logo na sequência. Sem desistir, o brasileiro devolveu a quebra pouco tempo depois e empatou em 3/3. A partida ganhou ares de tensão e ambos tenistas confirmaram suas parciais e forçaram o segundo tie-break da partida.
Por lá, Monteiro começou sofrendo o primeiro mini-break, ficando atrás em 2/3. No entanto, o taiwaês entregou um mini-break de presente com uma dupla falta e sorfeu outro em sequência para deixar o brasileiro à frente em 4/3. A batalha ainda se estendeu
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY