Monteiro é o único brasileiro a vencer no 1º dia do Rio Open

Primeiro dia de disputas da chave principal do Rio Open contou com três eliminações de brasileiros e vitória de Thiago Monteiro

Foi dada a largada para a 11ª edição do Rio Open! Nesta segunda-feira (17), quatro tenistas do Brasil disputaram as chaves principais no Jockey Club Brasileiro. Por lá, destaque para Thiago Monteiro, que garantiu o triunfo brasileiro no torneio. Felipe Meligeni, Gustavo Heide e Thiago Wild perderam e foram eliminados na chave individual.

Tenista brasileiro com mais vitórias na história em partidas do Rio Open, Thiago Monteiro estreou com o pé direito no torneio carioca. Atual número 99 do ranking mundial da ATP, Monteiro venceu de virada o argentino Facundo Diaz Acosta (119º), em parciais de 3/6, 6/3 e 7/6 [3]. 

O hermano foi quem começou melhor no confronto, quebrando o primeiro game de serviço do brasileiro e sustentando a vantagem até o final do set. Thiago devolveu exatamente na mesma moeda na parcial seguinte e empatou o jogo. Sem quebras no terceiro set, a decisão ficou para o tie-break. Com grande apoio da torcida, Monteiro dominou as ações e triunfou por 7 a 3.

Derrotas de Meligeni e Heide

Felipe Meligeni foi o primeiro brasileiro a entrar em ação na chave principal do Rio Open. Atual número 150 do ranking mundial, ele buscava a sua segunda vitória na chave principal do torneio carioca, mas não conseguiu se impor sobre o cazaque Alexander Shevchenko (88º) e acabou sendo eliminado da disputa de simples. A derrota veio em sets diretos de 6/4 e 6/2.

“Não saquei bem nesta partida, então mesmo quando estive com uma quebra na frente dele eu ainda não tinha controle sobre a partida. Estive muito abaixo no segundo set e não consegui vencer os pontos importantes”, afirmou Meligeni, que sofreu seis quebras de saque no duelo contra Shevchenko.

Já Gustavo Heide (162º) sofreu mais uma derrota dramática e está fora do Rio Open. No domingo (16), ele e Marcelo Zormann perderam a final do qualificatório de duplas no set de tie-break. Hoje, no simples, Heide voltou a ficar perto do triunfo, mas acabou caindo diante do argentino Francisco Comesana (88º) em parciais de 7/6 [2], 6/7 [7] e 6/3. O brasileiro chegou a ficar em vantagem na última parcial, ao quebrar o primeiro game de serviço do rival. No entanto, o argentino devolveu com duas quebras consecutivas e encaminhou o triunfo.

Número 2 do Brasil fora

Thiago Wild – Créditos: Fotojump (Rio Open)

O tênis brasileiro encerrou a sua participação neste primeiro dia de disputas da chave principal do Rio Open com uma dura derrota. Número 2 do Brasil e 75 do mundo, Thiago Wild caiu na primeira rodada diante do espanhol Jaume Munar (55º). A partida representava uma revanche da edição passada, na qual o brasileiro havia vencido. Desta vez, no entanto, Munar dominou as ações venceu em paricias de 6/4, 3/6 e 6/0, com direto a pneu no último set.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros