Rio Open terá chamada eletrônica de linha pela primeira vez

Novo sistema de checagem estará presente em todas as quadras do Jockey Club Brasileiro pela primeira vez no Rio Open

Pela primeira vez em 11 edições, o Rio Open terá a Chamada Eletrônica de Linha para as partidas do torneio. A novidade passa pela obrigatoriedade imposta pela ATP em todo o circuito de 2025. Assim, todas as quadras do Jockey Club Brasileiro, local do evento, terão o novo sistema de checagem. A competição carioca acontece de 15 a 23 de fevereiro e vale 500 pontos para o ranking mundial.

O Electronic Line Calling (ELC) substitui os tradicionais juízes de linha e avisa quando a bola é fora, além de indicar se houve foot fault do jogador, caso ele pise na linha de fundo na hora do saque. A tecnologia é considerada mais precisa do que os olhos humanos.

“O ELC Live é uma tecnologia que finalmente poderá ser usada no saibro. Seremos apenas o segundo torneio a usar esse sistema e torcemos para que o público goste da inovação. Em breve, o sistema deixará a transmissão e a experiência do fã de tênis ainda mais rica, com inúmeros dados e estatísticas geradas automaticamente”, afirmou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.

Além de oferecer precisão nas marcações de quadra, a tecnologia gera também uma quantidade imensa de dados sobre o desempenho dos jogadores. Com o suporte da Tennis Data Innovations (TDI), o sistema proporcionará insights valiosos sobre posicionamento, movimento da bola e velocidade de saque, entre outras estatísticas detalhadas.

Esses dados podem ser utilizados para análise de desempenho, ajudando jogadores e treinadores a refinarem suas estratégias.

Brasil no Rio Open

Principal evento do circuito mundial da ATP em solo sul-americano, o Rio Open já conta com pelo menos quatro tenistas brasileiros na chave principal de simples. Números 1 do país no feminino e masculino, respectivamente, Bia Haddad e Thiago Wild entram pelo ranking da ATP. Por sua vez, João Fonseca e Thiago Monteiro foram convidados pela organização e entraram como wildcards.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros