João Fonseca passa fácil por britânico e é finalista em Camberra

João Fonseca despacha Jacob Fearnley e avança para a final do Challenger 125 de Camberra, na Autrália

Para começar o ano com o pé direito! Estrela em ascensão do tênis mundial, João Fonseca já dá indícios de que trará grandes resultados em 2025. O jovem carioca de apenas 18 anos avançou para a final do Challenger de Camberra, na Austrália, na madrugada desta sexta-feira (3). A classificação veio ao derrotar o britânico Jacob Fearnley por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.

A campanha em Camberra já coloca João Fonseca no 126º lugar do ranking ao vivo da ATP. Esta é a melhor posição do brasileiro na lista dos melhores tenistas do mundo desde que estreou no circuito profissional. Além disso, o triunfo de hoje representa o nono consecutivo de Fonseca, que vem de uma série de vitórias desde a participação do Next Gen Finals no qual saiu campeão.

João agora espera o vencedor do confronto entre o espanhol Martin Landaluce e o estadunidense Ethan Quinn para saber quem enfrentará na decisão do torneio. O brasileiro busca o seu segundo título de Challenger na carreira. Em agosto de 2024 ele se sagrou campeão em Lexington, nos Estados Unidos, também em piso duro.

A partida

Apesar da pouca idade, João Fonseca já apresenta uma consistência invejável durante suas partidas. A vitória sobre Jacob Fearnley, atual número 99 do mundo e 6º cabeça de chave do torneio, é prova disso. Com potência e precisão, o brasileiro conseguiu confirmar todos os seus serviços na partida. Além disso, ele só precisou defender um break-point no jogo.

Para vencer a primeira parcial, Fonseca precisou apenas de uma quebra simples no sexto game, que deixou ele em vantagem em 4 a 2. Sem dificuldades, o brasileiro fechou o primeiro set em seguida. 

A segunda parcial começou da mesma forma João não tardou para quebrar o serviço de Fearnley e ficar à frente no placar em 3 a 2. Já para o final da partida o britânico até ameaçou a uma reação, mas desperdiçou uma chance de quebra. Fonseca, então, fechou o jogo quebrando o saque adversário com amplo domínio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Fabrizio Giachero
Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em​ Tênis

Ingrid Martins sofre acidente de carro após WTA 125 de Parma. Tenista passa bem e teve apenas ferimentos leves
Dupla brasileira bate tchecos no match tiebreak e avançam para pegar indiano e mexicano
O brasileiro Marcelo Demoliner e o austríaco David Pichler venceram os tchecos Jiri Barnat e Filip Duda nas quartas de final do Challenger de Oeiras
Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial