Thiago Monteiro vence batalha de 3 sets na estreia em Santa Fé

Logo na partida de estreia do Challenger argentino, Thiago Monteiro teve uma pedreira pela frente e venceu contra tenista local

Na estreia do Challenger de Santa Fé, na Argentina, nesta terça-feira (17), Thiago Monteiro teve bastante dificuldade para vencer e avançar. O brasileiro encarou o tenista local Juan Manuel Cerundolo e venceu por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 7/6 [4]). Em quase duas horas e meia de partida, o duelo teve decisão no tie-brake. Pedro Boscardin acumulou duas derrotas, no simples e tomou W/O em duplas.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A batalha

No primeiro set, Thiago Monteiro sacou muito bem com 81% de primeiro serviço e um aproveitamento igualmente bom de 82% em bolas vencidas nessa situação. Não correu riscos em seus games, mesmo assim teve dificuldade para quebrar o argentino. Assim. a quebra só veio quando o brasileiro vencia por 4/3 e completou o primeiro set de manual para o que parecia uma vitória tranquila.

No entanto, a chave virou e o jogo caiu demais tecnicamente para os dois lados. Da parte do brasileiro, o primeiro serviço foi para 63% e o aproveitamento desceu para 40%. Resultado: três games quebrados em favor de Cerundolo contra um a favor de Monteiro. Juan Manuel promoveu a primeira quebra com 2/1 e sofreu a devolutiva no próximo game. Porém, o Thiago, número 126 no ranking, não se estabilizou e sofreu mais duas quebras, totalizando três em sequência, para o tenista número 99 do ranking.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, o quarto game que Monteiro não confirmou seu saque foi no segundo ponto do set decisivo. Foi preciso muita força mental para o brasileiro retomar a confiança e buscar no fundo a força necessária para buscar. O argentino vencia por 5 a 2, mas Thiago confirmou seu saque, quebrou no game adjacente e confirmou novamente para empatar. Desse modo, restou o tie-brake, que permaneceu igual até os últimos três pontos para o lado do brasileiro.

Assim, Thiago se junta a Felipe Meligeni na segunda rodada do Challenger e enfrenta Carlos Taberner, que veio do quali. O espanhol derrotou outro brasileiro, Pedro Boscardin, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5), também nesta tarde. Por fim, Boscarin e seu parceiro argentino Gonzalo Villanueva perderam de W/O na partida de duplas contra Ayeni/Juaréz.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros