Thiago Monteiro é campeão do Challenger de Campinas

Thiago Monteiro superou a maratona de duas partidas no mesmo dia, virou contra argentino na final e conquistou o torneio em terras paulista

Guerreiro incansável! Thiago Monteiro venceu a semifinal e a final do Challenger de Campinas neste domingo (8) e tornou-se o segundo brasileiro a conquistar o torneio em casa. Como se não bastasse duas partidas, o tenista precisou virar a batalha derradeira contra o argentino Camilo Ugo Carabelli. Venceu com 2 sets a 1 (3/6 e duplo 6/4) em quase três horas de luta e garra.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Não foi nada fácil esse desfecho vitorioso para Thiago Monteiro. Primeiramente, o brasileiro precisou de paciência para entrar em quadra. A chuva impediu a realização da semifinal no sábado e as duas chaves tiveram sua definição hoje para a grande final do torneio. Similarmente, os dois finalistas do Challenger venceram suas partidas pelo mesmo placar, 2 set a 0 (6/2 e 6/1).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Camilo Ugo Carabelli concluiu sua partida contra o italiano Andrea Pellegrino, enquanto Thiago fez o jogo inteiro contra outro italiano, Luciano Darderi. Assim, o brasileiro esteve por 1h07min e o argentino gastou 1h12min. O tempo total foi semelhante, mas o argentino já tinha o primeiro set na conta quando entrou em quadra no dia anterior.

De qualquer forma, isso fica para trás com um título em jogo e pontos importantes no ranking mundial. Então, a final reuniu dois sul-americanos de colocações semelhantes na pontuação. Camilo ocupa a 177ª e Thiago está em 150º.

Batalha na final

O primeiro set da partida que durou 2h52min foi marcado pela inconsistência dos dois tenistas. Ambos tiveram menos de 60% de aproveitamento de primeiro serviço. Thiago salvou quatro brake-points, porém não salvou o quinto, no instante que seu adversário vencia por 3/2. O brasileiro teve duas chances de quebrar, contudo o Camilo defendeu-se bem e teve todos os games confirmados.

Em seguida, veio o momento de maior oscilação de Moneito na partida. Ele foi de uma recuperação avassaladora para um apagão total e uma retomada de concentração. Abriu 4/0 na segunda parcial e, depois, deixou Ugo Carabelli empatar. Encontrou forças para confirmar e fazer 5/4 antes de quebrar pela terceira vez e empatar o duelo.

Por fim, quebrou no segundo game do set decisivo e teve o serviço quebrado no game seguinte. Cresceu a confiança, acertou golpes com maior precisão e fez o argentino sair de sua zona de conforto. Thiago Monteiro quebrou o serviço adversário no momento mais importante, o que se tornou o último game, quando vencia por 5/4.

O brasileiro repete o feito de seu compatriota Guilherme Clezar dez anos após a primeira conquista. Com o título, Thiago subirá para 123º com o ranking atualizado na segunda-feira.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Tênis

Ingrid Martins sofre acidente de carro após WTA 125 de Parma. Tenista passa bem e teve apenas ferimentos leves
Dupla brasileira bate tchecos no match tiebreak e avançam para pegar indiano e mexicano
O brasileiro Marcelo Demoliner e o austríaco David Pichler venceram os tchecos Jiri Barnat e Filip Duda nas quartas de final do Challenger de Oeiras
Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial