Thomaz Bellucci anuncia aposentadoria após o Rio Open

Brasileiro tem quatro títulos de ATPs 250 na carreira e, em 2010, chegou às oitavas de final em Roland Garros. Além disso, é dele a segunda melhor posição de um tenista do país na história da modalidade

Um dos maiores tenistas da história do Brasil, Thomaz Bellucci anunciou nesta quinta-feira (12) a aposentadoria após o Rio Open 2023. Ele recebeu um convite na chave principal do ATP 500, que acontecerá entre os dias 18 a 26 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

“Gostaria de jogar o meu último torneio e, de uma certa forma, me despedir do tênis perto das pessoas que fizeram parte dessa jornada, então agradeço o Rio Open pela oportunidade de me despedir em casa. Será o meu último torneio como profissional. Não é uma decisão fácil. Ficarei com saudades de todos os momentos que passei dentro e fora das quadras, mas tenho certeza que há muitas coisas para viver pela frente. Cheguei em um momento que sinto que é a hora de começar uma outra etapa na minha vida”, disse Thomaz Bellucci.

+ Luisa Stefani vai à final de duplas no WTA de Adelaide

Segundo maior da história brasileiro

Campeão de quatro títulos de ATP, Thomaz Bellucci foi campeão nos ATPs 250 de Gstaad (2009 e 2012), Santiago (2010) e Genebra (2015). Além disso, o brasileiro alcançou a posição de 21º do mundo em 2010, ano em que fez oitavas de final em Roland Garros. Foi o segundo melhor ranking de simples entre os homens brasileiros na ATP, atrás apenas de Gustavo Kuerten. “Quando criança, sempre sonhei em ser um jogador de tênis. Ficava imaginando como seria jogar em estádios imensos, com milhares de pessoas me assistindo, erguendo troféus e comemorando cada vitória. Mas conquistei muito mais do que jamais imaginei”, disse Thomaz.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Esta será a sétima participação de Thomaz Bellucci no Rio Open, a última antes da aposentadoria. Foi no ATP 500 carioca que o brasileiro marcou uma de suas grandes vitórias da carreira, superando o japonês Kei Nishikori, na época número 5 do mundo, na edição de 2017. Ele também foi vice-campeão de duplas do torneio, em 2019, ao lado de Rogério Dutra Silva. “O Bellucci é um dos maiores nomes da história do tênis brasileiro. Ele faz parte da história do Rio Open e ele merecia uma despedida em um grande palco,” disse Luiz Carvalho, Diretor do Rio Open.

Estrelas no Rio

Em sua 9a edição o Rio Open já tem confirmado o número um do mundo, Carlos Alcaraz e os destaques Lorenzo Musetti, Dominic Thiem, Diego Schwartzman e o campeão e vice da Maria Esther Bueno Cup, Mateus Alves (convite na chave) e Eduardo Ribeiro (convite no qualifying).

Colaboração OTD

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros