Laura Pigossi joga muito e Brasil segue vivo na Copa Billie Jean King

Carol Meligeni perdeu o primeiro jogo, mas Pigossi manteve Brasil vivo após batalha de quase 3h. Duelo segue no sábado (17), com no mínimo mais duas partidas

Não faltou emoção no primeiro dia dos playoffs da Copa Billie Jean King (antiga Fed Cup)! Nesta sexta-feira (16), Brasil e Polônia conseguiram uma vitória cada, deixando a decisão para o sábado (17). Laura Pigossi, em sua estreia em simples na competição, jogo muito e venceu uma batalha de quase 3h contra Urszula Radwanska, enquanto Magdalena Frech superou Carol Meligeni no primeiro jogo.

Agora as brasileiras voltam à quadra neste sábado (17) e farão, necessariamente mais dois jogos, já que o confronto é disputado em melhor de cinco partidas. Assim, quem chegar à três vitórias primeiro vence o duelo e garante vaga no qualificatório mundial da Copa Billie Jean King no início de 2022.

+Veja todas as notícias sobre tênis

E desta vez, os confrontos começam mais cedo. A partir das 7h (de Brasília), Laura Pigossi volta a entrar em ação e encara Magdalena Frech, no duelo de vencedoras até aqui. Posteriormente será a vez de Carol Meligeni desafiar Radwanska. E por fim, se ainda necessário, as duplas entram em quadra, com Luisa Stefani e Gabriela Cé, as melhores tenistas do Brasil no ranking atualmente, enfrentando Weronika Falkowska e Paula Kania.

Na história da Copa Billie Jean King, Brasil e Polônia se enfrentaram apenas uma vez. Em 1989, no Japão, as brasileiras superaram a equipe polonesa por 2 partidas a 1, com as vitórias de Gisele Miró e Luciana Tella.

Vele lembrar que, originalmente, esse confronto aconteceria em abril de 2020, mas foi adiado devido à pandemia. O duelo foi, então, remarcado para fevereiro deste ano, mas o adiamento do Australian Open resultou em nova mudança de datas na Copa Billie Jean King.

Os jogos

Carol Meligeni abriu o duelo diante de Magdalena Frech, mas acabou derrotada em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3, após quase 1h30 de jogo. A brasileira começou bem, bastante consistente em quadra, mas uma quebra de serviço a favor da polonesa definiu o primeiro set.

A segunda parcial foi mais agitada e Carol Meligeni conseguiu quebrar o saque de Frech logo no segundo game. No entanto, a polonesa encaixou o primeiro saque e a brasileira não conseguiu manter o ritmo, cedendo três quebras e sem conseguir se recuperar. Assim, o Brasil saiu atrás no duelo com a Polônia.

Já no segundo e último jogo do dia, entre Laura Pigossi e Urszula Radwanska, não faltou emoção. E quem levo a melhor foi a brasileira, vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (11-9), 3/6 e 6/2, em 2h53. Nenhumas das duas tenistas conseguiu confirmar seu serviço nos três primeiros games da partida, deixando a brasileira em vantagem, com 3 a 1. Mas a polonesa reagiu, foi buscar o empate e conseguiu forçar o tie-break.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No desempate, mais emoção. Laura Pigossi começou melhor, abriu 6 a 1 e teve o set na mão. Mas novamente, com muitos erros, ela permitiu que Radwanska se recuperasse e empatasse a parcial, que ficou totalmente em aberto. E no detalhe, a brasileira enfim conseguiu fechar o set, após 1h16.

A segunda parcial começo equilibrada, até que Laura cedeu a primeira quebra de saque. A polonesa chegou a não confirmar o break, mas voltou a quebrar a adversária duas vezes na sequência para empatar o jogo. Já no terceiro set, a história foi diferente. A brasileira, muito sólida, não deu chances para Radwanska e abriu 4 a 0. Radwanska chegou a conseguir uma quebra, mas Laura Pigossi devolveu o break, sacou para o jogo e empatou o duelo para o Brasil na Copa Billie Jean Ki

Colaboração OTD

Mais em​ Tênis

Pedro Sakamoto vence Mateo Barreiros Reyes e Pedro Rodrigues de virada e vai à final do Challenger de Bogotá
Junto com Rafael Matos, Marcelo Melo bateu o indiano Sriram Balaji e o mexicano Miguel Varela, por 2 sets 0 (6/2 e 6/4), nas quartas do Challenger de Bordeaux. Já Marcelo Demoliner é semifinalista em Oeiras
Ingrid Martins sofre acidente de carro após WTA 125 de Parma. Tenista passa bem e teve apenas ferimentos leves
Dupla brasileira bate tchecos no match tiebreak e avançam para pegar indiano e mexicano