Em dia cheio, Brasil é eliminado na chave simples no Rio Open

Com muitos jogos nesta quarta-feira, Thiago Monteiro e Thiago Wild caem na chave simples. Nas duplas, brasileiros avançam para as quartas

Nesta quarta-feira (20), as quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, receberam muitas partidas do Rio Open de tênis. Na chave simples, Thiago Monteiro perdeu para rival esloveno e acabou eliminado da competição.

Simples

Thiago Wild foi o primeiro a atuar. O jovem tenista de 18 anos enfrentou Taro Daniel, do Japão, ainda na estreia do torneio. O jogo começou na terça-feira, mas acabou adiado por conta da chuva. O atleta paranaense até saiu na frente no placar, mas levou a virada e perdeu por 2 sets a 1 (6/3, 3/6 e 2/6).

Monteiro encarou Aljaz Bedene, da Eslovênia. O brasileiro equilibrou as ações em certos momentos da partida.  Contudo, viu o adversário crescer na reta decisiva de cada set. Ao final do confronto, vitória de Bedene por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Com a derrota de Thiago Monteiro, o Brasil não tem mais nenhum representante na categoria individual.

Confira aqui o chaveamento da série simples.

Duplas

Os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares, cabeças de chave número 1, começaram com vitória no Rio Open. Em confronto brasileiro contra Mateus Alves e o próprio Thiago Wild, Melo e Soares obtiveram o triunfo pelo placar de 2 sets a 1 e garantiram um lugar nas quartas, com direito a um confronto extremamente equilibrado no primeiro set: parciais de 7/6, 3/6 e 10/8.

Na sequência, foi a vez de Marcelo Demoliner. Jogando ao lado do dinamarquês Frederik Nielsen, a dupla derrotou Pablo Cuevas, do Uruguai, e Marc López, da Espanha, em um duelo de sets distintos e chegou às quartas. No primeiro, com intensidade e tranquilidade, Demoliner e Nielsen aplicaram um pneu (6/0). Os oponentes cresceram na partida. Entretanto, não mantiveram a pressão no momento derradeiro. Melhor para Demoliner, que confirmou a vitória por 2 sets a 0 com a parcial de 7/6.

Thiago Monteiro também disputou as duplas ao lado de Fernando Romboli. Contra os britânicos Jonny O’Mara e Luke Bambridge, os brasileiros abriram a contagem com boa presença ofensiva. No entanto, o jogo foi paralisado por conta das chuvas. E o ritmo de Monteiro e Romboli não foi o mesmo no retorno. Os europeus recuperam o prejuízo e se classificaram para as quartas com o triunfo por 2 sets a 1 (6/2, 3/6 e 11/13).

Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva eliminaram Cameron Norrie, da Grã-Bretanha, e João Sousa, de Portugal. Os brasileiros levaram um susto e começaram em desvantagem. Mesmo assim, retomaram o controle em quadra e venceram por 2 sets a 1 (2/6, 6/3 e 10/4). Agora, nas quartas de final, enfrentam Marcelo Melo e Bruno Soares numa expectativa de grande jogo.

Confira aqui o chaveamento das duplas no Rio Open.

 

Otávio Freire

Mais em​ Tênis

Pedro Rodrigues eliminou no Challenher de Bogotá o colombiano Nicolas Mejía, que está 637 posições a frente dele no ranking mundial
Marcelo Demoliner e David Pichler venceram Daniel Cukierman e Piotr Matuszewski na estreia do Challenger de Oeiras
João Fonseca recebe convite da organização e vai jogar o ATP 250 de Suttgart na abertura da temporada de grama
Pedro Rodrigues vence sua primeira partida num Challenger e avança para as oitavas de final em Bogotá ao lado de três outros brasileiros