Geovanna faz melhor resultado do Brasil no Mundial Cadete

A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Geovanna Igreja - Mundial Cadete de Taekwondo
Geovanna Igreja alcançou as quartas de final e fez a melhor campanha do Brasil até agora no Mundial Cadete de Taekwondo (Instagram @geovanna_tkd)

Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, categoria com atletas de 15 a 17 anos. E a lutadora amapaense conquistou, até agora, o melhor resultado do Brasil na competição, alcançando a fase de quartas de final. A brasileira venceu três combates na faixa de peso até 37kg e chegou entre as oito melhores atleta do evento. Além dela, mais dois brasileiros estiveram em ação no dia e obtiveram resultados inferiores. Cauã Fernandes, na 59kg, caiu na segunda rodada, e Laiz Camargo foi eliminada na etapa de oitavas de final.

Natural do Amapá, Geovanna Igreja iniciou sua caminhada no Mundial Cadete de Taekwondo vencendo a australiana Tahlia Bower, por 2 a 0, com 15 a 13 no primeiro round e 5 a 4 no segundo. Na etapa seguinte, a lutadora brasileira bateu Amna Kobiljak, de Bósnia e Herzegovina, igualmente por 2 a 0, rounds de duplo 5 a 2. Depois de dois triunfos, a amapaense teve pela frente a senegalesa Marieme Ndoye e a derrotou por 10 a 4 e 11 a 10. Boa a trajetória dela na competição disputada na cidade de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos, acabou nas quartas de final diante da bela Alicia Badji. A derrota para a europeia aconteceu por 10 a 0 e 12 a 0.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Mais brasileiros no Mundial Cadete nesta quarta

Ainda nesta quarta-feira, Cauã Fernandes, na categoria até 41kg, estreou direto na segunda rodada e encarou o iraniano Kiarash Abootaleb. E o atleta asiático derrotou o brasileiro por 2 a 1, rounds de 10 a 0, 5 a 8 e 14 a 11, se despedindo do Mundial Cadete de Taekwondo. Já Laiz Camargo, assim como o compatriota, iniciou participação no campeonato na segunda rodada da 59kg e enfrentou Rumatahina Tavaear e avançou com resultado positivo por 2 a 1, de virada, parciais de 5 a 6, 12 a 3 e 5 a 4. O revés da brasileira ocorreu nas oitavas de final da competição diante da alemã Esila Tastekin: 2 a 2, 8 a 8 e 5 a 2.

Resultados da terça-feira

Antes deles, na terça-feira (13), Melina Brenner, da até 41kg, e Ryan Franca, até 65kg, foram eliminados do Mundial Cadete de Taekwondo na fase de 32, sendo ela na segunda rodada e ele na primeira. A atleta da chave feminina bateu na estreia Gazal Othman, por 2 a 0, rounds 14 a 2 e 12 a 0. Porém, no combate seguinte, acabou derrotada por Majida Alketbi, dos Emirados Árabes Unidos, de virada. O revés foi por 2 a 1: 3 a 11, 4 a 3 e 4 a 2. Já o lutador do naipe masculino perdeu logo no enfrentamento inaugural para o iraniano Amirre Aghamohammadi, em rounds diretos: 10 a 3 e 20 a 8.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Para finalizar, os outros dois que atuaram na terça ficaram pelo caminho nas oitavas de final do Mundial Cadete de Taekwondo. No masculino, João Vitor Silveira, da até 53kg, ganhou o primeiro enfrentamento do atleta Nauruzali Hajyieu. O triunfo ocorreu por 2 a 0, rounds 11 a 4 e 15 a 3. Porém, na sequência, acabou superado pelo polonês Pawel Bisior: 8 a 4 e 15 a 2. Já no feminino, Vitória Ferreira, na +59kg, estreou direto nas oitavas da competição. Ela perdeu da espanhola Angela Conde, por 2 a 1, parciais de 3 a 3, 2 a 2 e 3 a 0.

Rafael Zito

Mais em​ Taekwondo

Francisco Santos e Carlos Alvorengo têm boas participações e são eliminados nas oitavas do Mundial Cadete de Taekwondo
Depois de vencer as duas primeiras lutas, Theo Pechir foi eliminado pelo russo Amirali Kadyrov, que acabou como vice-campeão
Laura Kerchner, Gabriel Menon e Lunna Ferreira Freire perderam na primeira luta em Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos
Com direito a repeteco de final de Paris, delegação brasileira de parataekwondo sobe ao pódio quatro vezes, todas com as mulheres