Com direito a repeteco de final em Paris, a delegação brasileira de parataekwondo subiu ao pódio quatro vezes na President’s Cup da Ásia, realizada em Taian, na China. Assim como foi nas Paraolimpíadas, Carolina Moura se sagrou campeã na categoria até 65kg ao bater a francesa Djelika Diallo na final. Além do ouro de Carol, foram mais duas pratas e um bronze – todos no feminino.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Na categoria até 67kg, dobradinha. Silvana Fernandes e Maria Eduarda Stumpf acabaram se encontrando na semifinal, com Silvana levando a melhor, por 2 rounds a 0, e avançando para a decisão. Na final, novo 2 a 0, mas dessa vez contra: vitória da chinesa Yu Jie, que deixou o Brasil com a prata e o bronze.
Outra medalha veio na esvaziada categoria acima de 65kg, com Débora Menezes também ficando com a segunda colocação. Em chave com apenas quatro atletas, ela venceu a turca Melis Turk por 2 a 0 na semifinal, mas acabou perdendo para a mexicana Fernanda Vargas pelo mesmo placar.
Masculino zerado
Nas chaves dos homens, o Brasil saiu zerado de medalhas. Na categoria até 58kg, Fabricio Marques caiu na estreia, assim como Gustavo Ruppel. Na categoria até 80kg, Claro Oliveira parou nas quartas, ficando próximo do pódio na quinta colocação, enquanto Joel Gomes foi mais um a cair na estreia.
Quem mais venceu categorias no evento foi o Usbequistão, com três ouros conquistados nas chaves mais pesadas do masculino e até 52kg no feminino. China e México conquistaram dois ouros, enquanto Brasil, Turquia e Coréia do Sul apenas um.
A President’s Cup de Parataekwondo é uma competição internacional oficial organizada pela World Taekwondo (WT) voltada majoritariamente para atletas com deficiência das classes K41 a K44, com foco nos membros superiores.
+ Brasil fatura oito pódios no Pan-americano Júnior, no México