O Brasil teve dia bronzeado no Campeonato Pan-americano de Cadetes de Taekwondo 2025, que acontece em Querétaro, no México, neste final de semana. Em competição que acontece desde quinta-feira (3) e vai até domingo (6), os jovens atletas brasileiros garantiram cinco medalhas da terceira colocação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
As medalhas vieram com Gabriel de Melo Lentini (M-41kg), Gabriel Vitor de Araujo Pereira (M-57kg), Maria Eduarda de Mattos (F-29kg), Isadora Gabriela Oliveira Martins (F+59kg) e Guilherme Schenkel (M-33kg). Todos foram superados nas semifinais de suas respectivas categorias, assegurando o bronze de forma direta, sem repescagem.
Além dos medalhistas, outros atletas brasileiros também competiram, mas foram eliminados na primeira fase. Laura Duda (F-55kg) caiu nas oitavas de final diante de Zoe Allende, dos Estados Unidos. Betina Eller Lacerda (F-44kg) foi superada nas quartas por Hailenid Sierra, de Cuba. No masculino, Alex Gabriel Costa Franco (M-37kg) perdeu nas oitavas de final para Fernando Pérez, de El Salvador. Já Ana Carolina de Souza Stevanella (F-47kg) foi derrotada nas quartas de final por Zoey Alford, dos Estados Unidos.
O Pan-Americano reúne os melhores atletas cadetes (12 a 14 anos) das Américas, com organização da PATU (União Pan-Americana de Taekwondo) e chancela da World Taekwondo.
Jovens garantem nove vagas no Pan Júnior
Terminou o processo de qualificação do taekwondo para os Jogos Pan-Americanos Júnior Assunção-2025. Após quatro etapas continentais, o ranking pan-americano da categoria júnior definiu as vagas finais para a competição que acontece em agosto no Paraguai. Na noite da última sexta-feira (4), aconteceu a etapa final na própria cidade de Querétaro, onde o Brasil ganhou quatro medalhas.
Na etapa final, nesta semana, o Brasil levou dois ouros e dois bronzes. A primeira medalha dourada saiu na categoria até 68kg masculino, com Guilherme Morais. Em seguida, Henrique Marques foi o campeão na -80kg. O primeiro bronze foi de Erick Vinícius Batista na categoria acima de 80kg. No feminino, a única medalha foi o bronze de Ana Carolina Macedo na até 57kg.