Seletiva reúne dez paratletas no CT Paralímpico em São Paulo

A ação do parataekwondo teve como objetivo avaliar o desempenho físico e técnico de jovens lutadores para que possam integrar o selecionado do Brasil no futuro. O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (31)

Dez paratletas participaram de um processo seletivo entre os dias 22 e 25 de março. O evento aconteceu no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado em São Paulo. O local recebeu a ação do parataekwondo, que teve como objetivo avaliar o desempenho físico e técnico dos lutadores. O objetivo era buscar promessas e talentos para representar o Brasil em competições internacionais. Os participantes realizaram uma série de exercícios que testaram resistência, agilidade, flexibilidade e habilidades táticas na modalidade adaptada.

Os testes tiveram a presença de especialistas e treinadores renomados do parataekwondo, como os técnicos Rodrigo Ferla e Alan Nascimento. Além deles, participaram os preparadores físicos Murilo Machado e Mayra Ishibashi e o analista de desempenho Guilherme Felix. Todos os profissionais supervisionaram as avaliações que misturaram aspectos físicos e técnicos da modalidade. Isso porque o esporte de alto nível que exige não apenas habilidades técnicas, mas também força e resistência física.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A seletiva tem como meta identificar talentos para integrar a seleção brasileira nas principais competições internacionais, incluindo o Campeonato Mundial no final do ano com local a ser definido. A divulgação do resultado final dos testes acontecerá na próxima segunda-feira (31). Este tipo de evento é uma chance para atletas se destacarem no cenário internacional.

Descentralização e inclusão

A participação de atletas de diversas regiões do Brasil reforça a relevância da descentralização e da inclusão, proporcionando oportunidades para pessoas com deficiência de todos os lugares competirem em excelência. O processo seletivo do paraTaekwondo de 2025 terminou e agora todos aguardam pela divulgação dos resultados no final deste mês. Participaram dos testes: Vitória Gualberto (ES), Terezinha de Jesus dos Santos (PR), Ana Luiza Pauli (SC), Maria Francisca Lima (RN), Eduardo Porto (RJ), João Gabriel Cardoso (PR), Bruno Mota (SP), Lucas Vicente (RJ), Ricardo Rodrigues (RN), Elisangela Matias da Silva (RJ).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Rafael Zito

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTaekwondo

Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)
No segundo dia do Mundial de judô paralímpico, o Brasil faturou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze
A atleta Cátia Oliveira conquistou o título da competição na Eslovênia. Três brasileiras participaram de finais nesta quarta-feira (14) no Elite de Lasko de Tênis de Mesa Paralímpico e ela foi a única que ganhou o ouro
A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final