Maria Clara e João Victor levam ouro no Aberto da Holanda

João Victor Diniz e Maria Clara Pacheco conquistam ouro e Brasil leva cinco medalhas no Aberto da Holanda de taekwondo

O Brasil conquistou cinco medalhas no Aberto da Holanda de taekwondo, que aconteceu neste sábado (19). Os destaques foram Maria Clara Pacheco (62kg) e João Victor Diniz (68kg), que conquistaram ouros. Gabriel Ramos (63kg) foi prata, enquanto Flávio Marques (54kg) e Lucas Ostapiv (80kg) levaram bronzes. Outros seis brasileiros também competiram no dia.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Atleta olímpica que representou o país em Paris-2024, Maria Clara Pacheco conquistou a medalha de ouro na categoria até 62kg do Aberto da Holanda de taekwondo. Terceira atleta mais bem ranqueada do torneio, ela estreou de forma direta nas oitavas de final, onde superou a estadunidense Makayla Greenwood. Em seguida, derrotou a alemã Kim Kreuzer e a croata Helena Kicema antes e derrotar a taiwanesa Lin Wei-chun.

O outro ouro do dia veio com João Victor Diniz, na categoria até 68kg. Atualmente na 26ª colocação do ranking mundial, ele foi cabeça de chave número quatro e estreou direto na fase de 16 avos, vencendo cinco lutas para conquistar o título. Assim como Maria, João não perdeu um round sequer: passou pelo britânico Joshua Tobin, pelo croata Leon Glasnovic, pelo francês Souleyman Alaphilippe (top-15 do mundo) e pelo espanhol Joan Jorquera.

Mais medalhas

Um dos grandes destaques do dia foi Gabriel Ramos, que levou a prata na categoria até 63kg ao vencer cinco atletas. Um dos adversários foi o japonês Hidetaka Maeda, terceiro colocado do ranking mundial e cabeça de chave número três do torneio, logo na segunda rodada. Em sua trajetória, o brasileiro também passou pelo tcheco Krystof Paruzek, o alemão Shahram Khaksar e os poloneses Piotr Safaryn e Mateusz Chrzanowski antes de cair para o georgiano Beka Kavtaradze na final.

Flávio Marques teve uma campanha de três vitórias para levar a medalha de bronze na categoria até 54kg. Ele derrotou o holandês Jeremiah Serhalay, o espanhol Javier Otero Sousa (quinto cabeça de chave) e o também brasileiro Vitor Mendonça antes de cair na semifinal para o francês Mathis Capolini. Outro brasileiro nesta categoria, Giovanni Aubin chegou a vencer o canadense Zachary Berube na estreia, mas perdeu nas oitavas de final para o ucraniano Maksym Manenkov.

Quem também levou o bronze foi Lucas Ostapiv, na categoria até 80kg. O atleta, que foi medalhista dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, venceu três lutas. Ele passou pelo francês Lawrence Felicite, o grego George Pantazis e Farzad Mansouri, do Time de Refugiados, e perdeu na semifinal para o britânico Zak Angell. Nesse mesmo peso, Nickollas Ribeiro perdeu na estreia.

Mais brasileiros

Entre os outros atletas brasileiros que competiram no Aberto da Holanda de taekwondo, Ícaro Miguel perdeu na estreia da categoria até 87kg. O mineiro já foi número um do mundo e representou o Brasil na Olimpíada de Tóquio-2020. José Júnior (58kg) chegou até as quartas de final, enquanto Camila Bezerra (53kg) parou nas oitavas. Já Raiany Fidélis (+73kg) caiu na primeira rodada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Taekwondo

A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Francisco Santos e Carlos Alvorengo têm boas participações e são eliminados nas oitavas do Mundial Cadete de Taekwondo
Depois de vencer as duas primeiras lutas, Theo Pechir foi eliminado pelo russo Amirali Kadyrov, que acabou como vice-campeão
Laura Kerchner, Gabriel Menon e Lunna Ferreira Freire perderam na primeira luta em Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos