Brasil é campeão da Copa do Mundo na terra do taekwondo

No último dia de competições, o Brasil superou a anfitriã Coreia, o Irã e Marrocos para tornar-se campeão por equipes mistas

Já era madrugada de quinta-feira (16), mas se dissesse que era a extensão do feriado de comemoração da República Federativa do Brasil dava para acreditar. O país fez a festa em Goyang, na Coreia do Sul, berço do taekwondo, já que conquistou a Copa do Mundo por equipes mistas. Em uma campanha impecável, eliminou os donos da casa no primeiro confronto, passou por iranianos e marroquinos para sagrar-se campeão.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Pode falar o que for, mas uma das virtudes do Brasil são as modalidades que envolvem lutas ou combates. Não à toa, o país sai da Copa do Mundo com um bronze que veio na disputa masculina e, agora, com o ouro na disputa por equipes mistas. Assim, a equipe brasileira teve Gabriel Santos, Pedro Alves, Vinicius Assis, Sandy Macedo, Maria Clara Pacheco e Gabriela Mello como seus representantes.

A luta é dinâmico e, apesar de ser equipe mista, os embates ocorrem entre lutadores do mesmo gênero. Dessa forma, dois atletas masculinos e duas femininas entram na luta por fase. Para ajudar o público a distinguir os combatentes, os homens usam calças pretas e as mulheres, brancas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Então, nas quartas de final, o Brasil teve de encarar nada menos do que a Coreia do Sul. A vitória foi por um apertado 2 a 1, que assegurou a passagem para a próxima fase e frustrou a torcida local. Em seguida, a equipe brasileira teve mais uma pedreira e reverteu um placar desfavorável, virando para 2 a 1 e garantindo o pódio. Um feito em tanto para quem nem tinha se classificado para a última edição da competição em 2019. Por fim, os lutadores brasileiros impuseram uma pressão no Marrocos e fizeram 2 a 0 na final.

Juvenal Dias
Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em​ Taekwondo

A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Francisco Santos e Carlos Alvorengo têm boas participações e são eliminados nas oitavas do Mundial Cadete de Taekwondo
Depois de vencer as duas primeiras lutas, Theo Pechir foi eliminado pelo russo Amirali Kadyrov, que acabou como vice-campeão
Laura Kerchner, Gabriel Menon e Lunna Ferreira Freire perderam na primeira luta em Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos