Maria Clara Pacheco cai nas quartas em seu primeiro Grand Prix

Competindo no Grand Prix de Paris, medalhista mundial venceu duas lutas e parou nas quartas de final

A brasileira Maria Clara Pacheco, bronze no último Mundial, ficou muito perto de conquistar sua primeira medalha em um Grand Prix de taekwondo, em Paris, na França, nesta sexta-feira (1º). A atleta da categoria até 57kg venceu duas lutas, mas perdeu nas quartas de final para a turca Hatice Ilgun, ficando a uma nova vitória de um lugar no pódio.

Disputando sua primeira temporada na categoria adulta, Maria Clara Pacheco fez sua estreia em Grand Prix, competição que reúne os 32 melhores atletas de cada categoria olímpica do taekwondo. A brasileira, que treina em São Caetano do Sul, atualmente é a 30ª colocada da classificação mundial, com 118 pontos.

Apesar de ser a estreia, Maria Clara teve um bom desempenho, vencendo suas duas primeiras lutas com muita consistência. Em sua estreia, ela superou a mexicana Fabíola Villegas em rounds com parciais de 9/1 e 10/4. Em seguida, ela bateu a polonesa Patrycja Adamkiewicz, também de forma dominante, em 10/0 e 9/1.

Pelas quartas de final, a brasileira encontrou a turca Hatice Ilgun, que também é medalhista mundial, e perdeu de virada, em 2/7, 14/6 e 6/5. No taekwondo não há disputa de terceiro lugar, ou seja, os eliminados na semifinal conquistam o bronze. Portanto, Maria ficou a uma vitória do pódio na competição.

Outros brasileiros

Outros dois brasileiros entraram em ação nesse primeiro dia do Grand Prix de Paris de taekwondo. Camila Bezerra (49kg) venceu a turca Rukiye Yildirim na estreia da competição, mas perdeu para a chinesa Xiaolu Wang nas oitavas de final. Já Paulo Ricardo Melo (58kg) caiu ainda na estreia, diante do canadense Braven Park.

O Brasil contará com a presença de mais quatro atletas neste sábado (2): Sandy Macedo (67kg), Milena Titoneli (67kg), Edival Marques, o Netinho (68kg) e Henrique Marques (80kg). No domingo (3), será a vez de Gabriele Siqueira (+67kg), Ícaro Miguel (+80kg) e Maicon Siqueira (+80kg) entrarem em ação.

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Taekwondo

A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Francisco Santos e Carlos Alvorengo têm boas participações e são eliminados nas oitavas do Mundial Cadete de Taekwondo
Depois de vencer as duas primeiras lutas, Theo Pechir foi eliminado pelo russo Amirali Kadyrov, que acabou como vice-campeão
Laura Kerchner, Gabriel Menon e Lunna Ferreira Freire perderam na primeira luta em Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos