Brasileiros perdem na 1ª rodada do Mundial Júnior

Luiz Guilherme Pereira e João Emanuel Avelar não passam da primeira rodada no Mundial Júnior

Dois brasileiros entraram em ação no quarto dia de disputas do Campeonato Mundial Júnior de taekwondo, em Sófia, na Bulgária, nesta sexta-feira (05). João Emanuel Braz Avelar (63kg) e Luiz Guilherme Pereira (68kg) foram derrotados na primeira rodada de suas respectivas categorias. Maria Eduarda Jubanski (55kg) também estava inscrita, mas não competiu.

+ Calderano vence taiwanês e vai à semi no WTT Contender de Túnis

João Emanuel perdeu para o búlgaro Denis Dimitrov na fase de 32 avos da categoria até 63kg. O brasileiro foi derrotado nos dois rounds, por 11/4 e por 11/10. A luta ficou elétrica no segundo round. Depois de perder a primeira parcial, o brasileiro voltou melhor e conseguiu um golpe na cabeça do adversário, que por pouco não o levou a nocaute.

O brasileiro tomou a frente do placar e permaneceu assim até a reta final. Ele teve 10 a 7 a apenas cinco segundos do fim. Quando a vitória parecia encaminhada e um terceiro round se aproximava, Dimitrov acertou um belo chute rodante no brasileiro, que lhe rendeu quatro pontos, o suficiente para virar o placar para 11 a 10.

Medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosario 2022, Luiz Guilherme Pereira perdeu para o sul-coreano Kim Taehoon, por 11/7 e 13/6, também na fase de 32 avos da categoria até 68kg. Lutando contra um atleta da maior potência da modalidade, o brasileiro encontrou dificuldade e foi resistente ao adversário, ainda que tenha perdido em dois rounds.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maria Eduarda Jubanski estava inscrita na categoria até 55kg, mas não competiu. Ela ficou de bye na primeira rodada e estrearia na segunda rodada, já na fase de 16 avos, contra a australiana Reyna Herbertson. O motivo de sua participação ainda é incerto. Com a chave “livre”, Herbetson conquistou uma medalha no Mundial.

Mundial segue no final de semana

O Mundial Júnior de taekwondo segue em disputa neste final de semana. O Brasil contará com Maria Eduarda Trajano (63kg), Nicolas Precinato (73kg) e Nardileno de Sousa (78kg) neste sábado (06), no penúltimo dia do evento. Contando com 17 atletas, o país teve como melhores resultados as quartas de final de Clara Simplicio (42kg) e Enzo Paludo (49kg).

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Taekwondo

A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Francisco Santos e Carlos Alvorengo têm boas participações e são eliminados nas oitavas do Mundial Cadete de Taekwondo
Depois de vencer as duas primeiras lutas, Theo Pechir foi eliminado pelo russo Amirali Kadyrov, que acabou como vice-campeão
Laura Kerchner, Gabriel Menon e Lunna Ferreira Freire perderam na primeira luta em Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos