Brasil fatura ouro e prata na estreia no Aberto do México

Débora Menezes brilha e conquista o ouro no Aberto do México de parataekwondo. Cristhiane Neves leva a medalha de prata para casa

Muitas lutas movimentaram a sexta-feira do Aberto do México de parataekwondo, mais um desafio para o Jogos Paralímpicos de 2020. Entre os brasileiros envolvidos nas disputas, destaque para o título de Débora Menezes e a medalha de prata de Cristhiane Neves. Bruno Motta também participou, mas perdeu logo no primeiro combate.

E Débora Menezes não teve vida fácil na trajetória até a medalha de ouro. Na categoria K44 acima de 58kg feminino, encarou a dona da casa Daniela Martínez pelas semifinais. Ao término do confronto, melhor para a brasileira, que anotou 16 a 13 e seguiu para a grande decisão. Diante da francesa Laura Schiel, apesar do duelo extremamente equilibrado, Débora cresceu na reta final para garantir a contagem de 4 a 2 e o primeiro lugar em terras mexicanas.

Mesmo com boa campanha e a medalha de prata, Cristhiane Neves não teve a mesma sorte da compatriota na categoria K44 até 58kg. Contra a norte-americana Brianna Salinaro, vitória por 6 a 2. Na finalíssima, o resultado não foi o esperado. A russa Ayshat Ramazanova soube como controlar o combate, administrou a vantagem e fechou em 20 a 3.

Bruno Motta competiu na categoria K44 até 75kg masculino, mas não avançou no torneio, caindo ainda na primeira fase. Logo no desafio inicial, perdeu por 31 a 5 para Andrés Molina, da Costa Rica.

 

Otávio Freire

Mais em​ Paralimpíada Todo DiaTaekwondo

Cátia Oliveira, ao lado de Joyce de Oliveira, conquistou seu segundo ouro no evento da Eslovênia. Brasileiras cederam apenas um set durante toda a campanha
Delegação paralímpica se desde de Astana com 13 medalhas no geral, sendo cinco ouros, seis pratas e dois bronzes.
Bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor Tavares venceu o indiano Sudarsan Muthusamy, por 2 a 0 (21/10 e 21/13), na última rodada do Grupo B da classe SH6 do Internacional do Bahrein
Vitor Tavares segue embalado em 2025 e estreou vencendo com facilidade o alemão Dalya Seleman no Internacional do Bahrein. Já Vinícius Costa e João Gabriel Carbajal perderam nesta quarta-feira (14)