Talisca Reis cai nas quartas do Grand Prix de Fujairah

Pela 1ª vez, três brasileiros disputaram o Grand Prix Final de taekwondo, que está sendo realizado nos Emirados Árabes Unidos. Talisca Reis alcançou as quartas de final

Na abertura do Grand Prix de Fujairah de taekwondo, nos Emirados Árabes Unidos, três brasileiros entraram em ação pela competição que reúne os melhores da temporada. Nesta quinta-feira (22), Talisca Reis foi o grande destaque, sendo a primeira brasileira a ganhar uma luta no evento, alcançando as quartas de final na categoria até 49kg.

Enquanto que Edival Marques “Netinho” (-68kg) e Iris Tang Sing (-49kg) perderam logo na estreia. Essa foi a primeira vez que o Brasil conseguiu se classificar para Grand Prix Final de taekwondo, que reúne os 16 melhores taekwondistas do mundo, de cada categoria.

Nas oitavas, Talisca Reis ganhou da croata Kristina Tomic e avançou para a fase de quartas de final. Contudo, Talisca teve pela frente a mesma coreana que derrotou Iris Tang Sing. E, infelizmente, a coreana Jae-young Sim também venceu Talisca e se garantiu na semifinal do Grand Prix. No dia 23, serão realizadas as semifinais e as finais do evento.

Edival perdeu para o campeão olímpico Shuai Zhao, da China, se despedindo do Grand Prix de Fujairah logo na primeira luta. Iris Tang Sing perdeu logo de cara também. Diante da coreana Jae-young Sim, a brasileira foi eliminada nas oitavas.

Iris e Talisca são as únicas mulheres brasileiras que já conquistaram medalhas em Grand Prixs Mundiais e as únicas representantes da América Latina na categoria. Iris Tang Sing tem a nona colocação no ranking mundial e 13ª no ranking Olímpico. Já Talisca segue na 11ª colocação no ranking mundial e 15ª no ranking Olímpico.

Netinho chegou ao Grand Prix final, como um dos principais nomes da competição, ele é o 6º melhor do mundo no ranking e o único atleta da América do Sul, na sua categoria. Na semana passada foi surpreendido, ao ser eleito o melhor atleta brasileira de Taekwondo 2018.

João Fraga

Mais em​ Taekwondo

A amapaense Geovanna Igreja competiu nesta quarta-feira (14) no Campeonato Mundial Cadete de Taekwondo 2025, e conseguiu chegar nas quartas de final
Francisco Santos e Carlos Alvorengo têm boas participações e são eliminados nas oitavas do Mundial Cadete de Taekwondo
Depois de vencer as duas primeiras lutas, Theo Pechir foi eliminado pelo russo Amirali Kadyrov, que acabou como vice-campeão
Laura Kerchner, Gabriel Menon e Lunna Ferreira Freire perderam na primeira luta em Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos