Mais cinco classificados na etapa de Gold Coast do Circuito Mundial de Surfe. Na sequência de baterias que adentraram a madrugada deste sábado (3), a “Brazilian Storm” teve 100% de aproveitamento com seus surfistas na disputa masculina, enquanto Luana Silva foi para a repescagem. Alejo Muniz, Miguel Pupo, Samuel Pupo, Filipe Toledo e Ian Gouveia se garantiram na próxima fase sem precisar passar pelo elimination round.
+WSL Gold Coast 2025 – agenda, baterias e resultados ao vivo
A primeira das três baterias envolvendo brasileiros contou com Alejo Muniz e Miguel Pupo, além do sul-africano Matthew McGillivray. Alejo liderou com apenas 0,27 de diferença para Miguel, somando 11,87 com notas de 6,57 (melhor da bateria) e 5,30 – o irmão mais velho dos Pupo teve um 6,17 e e um 5,43. Matthew ficou um pouco atrás, com somatória de 10,34.
Logo na sequência, foi a vez de Samuel Pupo dominar a bateria 10, diante do americano Cole Houshmand e do indonésio Rio Waida. Foram duas notas na casa dos 7 para o irmão mais novo de Miguel, que conseguiu 14,67 e ficou com a liderança. Cole também passou, somando 12,46 contra os 11,83 do surfista asiático.
Fechando a participação brasileira masculina na madrugada, Filipe Toledo e Ian Gouveia jogaram Griffin Colapinto, que não vive boa fase, para a repescagem. O lycra 77 somou 12,70, contra os 10,30 de Ian, que precisou secar o americano após p soar da buzina.
Griffin precisava de 5,41 para avançar, e ficou muito próximo disso na última onda da série. Apesar de acertar um áreo curto, ele não mostrou progressão ou sucessão de manobras, deixando nas mãos dos juízes. Dois dos cinco avaliadores deram a virada, mas a média deu ao surfista 5,33 – insuficiente para jogar Ian para a repescagem.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Luana foi, mais uma vez, a única representante brasileira entre as mulheres, e caiu em grupo pedreira no opening round, contra Caitlin Simmers e Stephanie Gilmore. Ela acabou ficando em terceiro, com soma de 10,36. Com isso, ela passa a precisar avançar em bateria de repescagem, onde terá Nadia Erostarbe e Sawyer Lindblad pela frente.
Demais brasileiros
Dos outros cinco brasileiros que estiveram em ação no opening round, só Edgard Groggia precisará passar pela rodada de eliminação precoce. Yago Dora, Italo Ferreira e Deivid Silva lideraram, enquanto João Chianca passou em segundo.