Italo Ferreira dá show e supera locais na abertura da Gold Coast

O Brabo venceu bateria de alto nível contra os australianos Liam O'brien e Julian Wilson. Yago, Chumbinho e Deivid também avançaram
Italo Ferreira - Etapa de Abu Dhabi da WSL
Foto: Max Physick/World Surf League

Italo Ferreira estreou com tudo na etapa da Gold Coast da Liga Mundial de Surfe (WSL) nesta sexta-feira (2). Em bateria válida pelo rodada de abertura, o líder do ranking mundial deu um show e fez 16.03 de somatório (8.03 e 8.00) para superar os australianos Liam O’brien (15.77) e Julian Wilson (14.07). Com a vitória, o Brabo garantiu vaga direta na terceira rodada. Yago, Chumbinho e Deivid também avançaram. 

+WSL Gold Coast 2025 – agenda, baterias e resultados ao vivo

Yago Dora e Edgard Groggia foram os primeiros brasileiros a estrearem na Gold Coast. Eles dividiram bateria com o havaiano Jackson Bunch. Em mais uma disputa acirrada, Yago terminou em primeiro com 12.60 (6.67 e 5.93) na somatória. Bunch pegou a segunda vaga com 10.44, enquanto Groggia foi para repescagem por bem pouco. Ele ficou com 10.30 (5.30 e 5.00) na somatória.

Depois foi a vez de João Chianca entrar na água para enfrentar os australianos Ethan Ewing e Jordan Lawler. A disputa contra os locais também foi apertada, mas o brasileiro garantiu sua vaga com a segunda posição. Chumbinho somou 10.87 (6.50 e 4.37). Ewing venceu com 11.66, enquanto Lawler ficou em último somando 10.17.  

Devid Silva teve pela frente a dupla havaiana Seth Moniz e Barron Mamiya. DVD escolheu bem as ondas que surfou e garantiu a vitória com 10.00 (5.70 e 4.30) na somatória. Moniz fez a mesma somatória, mas ficou atrás por ter a maior nota menor 5.33 e 4.63. Mamiya foi para repescagem com 9.10. 

Estreias na madrugada

A programação para o primeiro dia de competição na Gold Coast prevê as disputas de baterias da abertura masculina e feminina. Entre os homens, Miguel Pupo, Alejo Muniz, Samuel Pupo, Filipe Toledo e Ian Gouveia ainda estreiam nesta madrugada. No feminino, Luana Silva tem duelo duro contra a americana Caitlin Simmers e a australiana octacampeã mundial Stephanie Gilmore. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana