Italo cai para ‘Falastrão’ em El Salvador, mas é líder da WSL

O Brabo acabou eliminado de El Salvador para o sul-africano Jordy Smith. Dora e Pupo também perderam e Brasil ficou de fora das finais

Fim da linha para Italo Ferreira na etapa de El Salvador da Liga Mundial de Surfe (WSL). Nesta sexta-feira (11), o brasileiro acabou eliminado nas quartas de final diante do polêmico sul-africano Jordy Smith. Entretanto, a campanha lhe garantiu a lycra amarela para o próximo evento. Yago Dora e Miguel Pupo perderam na mesma fase para a Brazilian Storm também se despedir da praia caribenha.  

+WSL El Salvador 2025 – agenda, baterias e resultados ao vivo

Pode-se dizer que Jordy Smith garantiu a vitória na primeira onda. Anotando 8.67, o sul-africano abriu vantagem com a maior nota do evento masculino e colocou o brasileiro nas cordas. Com poucas séries chegando, Italo tentou fabricar aéreos, mas não completou e ficou com 9.77 (5.17 e 4.60) na somatória. Smith venceu com 13.90 (8.67 e 5.23). 

Apesar da eliminação, Italo Ferreira segue na primeira posição da temporada. Com 4.745 pontos somados em El Salvador, o Brabo chegou a 28.630 pontos. A diferença para o segundo colocado, o australiano Ethan Ewing, é de mais de 8.000 pontos. 

Polêmica em 2023

Jordy Smith é um dos poucos surfistas bem quistos pelos brasileiros no Circuito Mundial de surfe. Isso porque a eterna promessa sul-africana entrou em rota de colisão com a Brazilian Storm em 2023. Em uma entrevista para a revista australiana How Sufers Get Paid, Smith fez críticas ao estilo de surfe de Gabriel Medina e Italo Ferreira. 

Sobre Medina, Smith disse: “Acho ele tão bom, tão consistente, mas para mim existe um elemento de estilo que tem que estar lá. Eu vejo Dane [Reynolds], Joel [Parkinson], [Tom] Curren e John [John Florence]. As longas curvas e é com isso que me identifico, nunca o vi fazer”

A mais polêmica das declarações foi quando Smith se referiu ao surfe de Italo como “Acrobático, mas sem nada a ver com o que eu gosto de assistir no surfe”. As aspas do sul-africano vieram justamente no momento em que os brasileiros criticavam as avaliações dos juízes da WSL.  O campeão mundial e olímpico respondeu o sul-africano de maneira irreverente. Usando as redes sociais, disse “Também Jordy, tu só toma pau da gente. Vai gostar como”, provocou. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Derrotas de Dora e Pupo

Campeão em Peniche, Yago Dora ficou bem perto de mais um Finals Day na temporada. Ele teve pela frente o sul-africano Matthew McGillivray. Em uma disputa equilibrada, o brasileiro tentou buscar uma virada no final, mas acabou com 11.00 (5.67 e 5.33) na somatória. McGillivray avançou com 12.60 (6.83 e 5.77).

Na última bateria do dia, Miguel Pupo encarou o americano Cole Houshmand com o mar secando. Poucas séries vieram em 35 minutos de disputa. Cole aproveitou melhor as ondas que pegou e colocou o brasileiro em combinação com 11.50 (6.67 e 4.83). Antes dos 10 minutos finais, Pupo só tinha 0.67. Ele ensaiou uma reação com 5.30. Contudo, sem a prioridade, foi marcado e perdeu com 5.97 na somatória. 

Adielson de Barros
Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em​ Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana