Após três dias de espera, as ondas voltaram a aparecer na praia de Punta Roca para a disputa do El Salvador Pro 2025 do Circuito Mundial de surfe. Nesta quinta-feira (10), aconteceram os confrontos eliminatórios da terceira fase do torneio masculino e feminino. Por lá, Ítalo Ferreira, Yago Dora e João Chianca foram os primeiros brasileiros a avançarem às oitavas de final. Outros cinco atletas do Brasil seguem na disputa.
A primeira bateria eliminatória desta quinta-feira reservou um confronto 100% brasileiro entre Yago Dora e Samuel Pupo. Com um mar entregando poucas oportunidades, os dois surfistas tiveram dificuldades para atingir grande notas. Yago foi quem se deu melhor, anotando 4.33 e 5.17 nas duas primeiras tentativas e somando 9.50. Ele ainda surfou uma terceira onda, mas com uma nota abaixo de 3.50. Por outro lado, Samuel teve apenas uma onda registrada, que recebeu 4.43 pontos.
O segundo brasileiro a garantir uma vaga nas oitavas de final de El Salvador Pro 2025 foi João Chianca. O brasileiro foi mais consistente durante a bateria seis e derrotou o australiano Joel Vaughan. Chianca teve como melhores notas um 6.17 e um 6.80, totalizando 12.97 pontos. Já Vaughan acumulou diversas tentativas de pouco sucesso, terminando com 9.13 pontos (6.13 + 3.00).
Por fim, Ítalo Ferreira venceu no detalhe o confronto contra o anfitrião Bryan Perez. O salvadorenho saiu na frente com duas ondas fortes de 6.83 e 5.40 pontos, enquanto o brasileiro largou com uma nota de 4.67 e outra de 1.80. No entanto, o campeão olímpico reagiu e buscou duas notas altas de 6.07 e 7.33 para somar 13.40 pontos. Perez até melhorou a sua segunda nota, com um 6.30, mas ficou abaixo no total (13.13).
Mais Brasil
O Brasil segue na disputa masculina nesta tarde com Deivid Silva enfrentando o sul-africano Jordy Smith. Alejo Muniz medindo forças com o havaiano Barron Mamiya. Miguel Pupo contra Ian Gouveia, e Filipe Toledo encarando o mexicano Alan Cleland.
Na disputa feminina de El Salvador Pro 2025, o Brasil não conta mais com representantes. Luana Silva, única brasileira na chave, foi eliminada nas oitavas de final pela norte-americana Caitlin Simmers.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY