Brasileiros são eliminados da etapa de Bells Beach da WSL

Samuel Pupo, Yago Dora e Caio Ibelli perdem nas oitavas de final e Brasil se despede de Bells Beach

O Brasil se despediu de forma precoce da disputa masculina da quarta etapa do Circuito Mundial de Surfe (WSL), em Bells Beach, na Austrália. Samuel Pupo, Caio Ibelli e Yago Dora, os últimos remanescentes na competição, acabaram derrotados nas oitavas de final, realizadas na madrugada deste sábado (30), e deram adeus ao evento. Tatiana Weston-Webb segue representando o país no feminino.

O primeiro a entrar em ação foi Samuel Pupo, que perdeu para o sul-africano Matthew McGillivray por 13.50 (7.77 + 5.73) a 12.44 (6.67 + 5.77). O brasileiro esteve a frente do placar desde o início da disputa, mas o sul-africano conseguiu a virada na última onda. O cronômetro chegou a encerrar com Pupo na frente, mas a nota recebida por Gillivray foi suficiente para ultrapassá-lo.

Em seguida, foi a vez de Yago Dora entrar em ação. Ele perdeu para o estadunidense Kade Matson por 14.00 (7.67 + 6.33) a 12.80 (6.67 + 6.13). Matson surfou apenas quatro ondas, enquanto o brasileiro teve 12 séries. Por fim, Caio Ibelli caiu diante do indonésio Rio Waida por 12.30 (6.37 + 5.93) a 9.83 (6.03 + 3.80), em uma bateria que passou boa parte do tempo sem ondas volumosas.

Um pouco mais cedo nesta madrugada, Gabriel Medina, Miguel Pupo e Ítalo Ferreira perderam na fase de 32. Medina, aliás, caiu diante do estadunidense Cole Houshmand com uma virada polêmica no fim. O brasileiro, que estará nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, criticou o jugalmento dos juízes da WSL na entrevista após a eliminação.

Sem resultados expressivos

Com as quedas precoces, o Brasil segue sem ter grandes resultados no Circuito Mundial nesta temporada. O melhor desempenho até aqui foi de Gabriel Medina, que chegou na semifinal da etapa de Peniche. Vale destacar que Filipe Toledo, atual bicampeão mundial, competiu apenas a primeira etapa do tour, enquanto João Chianca, o Chumbinho, ainda se recupera do acidente sofrido em Pipeline, no ano passado.

Apenas Tatiana Weston-Webb segue representando o Brasil em Bells Beach. Sexta colocada do ranking mundial, ela derrotou Luana Silva há três dias e está nas quartas de final da disputa feminina, onde enfrentará a estadunidense Caroline Marks. A próxima chamada da etapa acontecerá neste sábado (30), às 17h45 (horário de Brasília).

Wesley Felix
Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em​ Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana