Gabriel Medina e Yago Dora vão às quartas no Taiti

De olho nas últimas vagas no WSL Finals, os surfistas brasileiros passaram de fase em Teahupo'o

O sonho segue vivo! Em mais um dia de disputa da etapa do Taiti do Circuito Mundial de surfe, os brasileiros Gabriel Medina e Yago Dora se classificaram às quartas do torneio e seguem com chances de se garantir no WSL Finals, que ocorrerá em Trestles, na Califórnia.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O primeiro brasileiro a entrar na água pelas oitavas de final foi o paranaense Yago Dora. Enfrentando o 11x campeão mundial Kelly Slater, o brasileiro virou a bateria nos últimos segundos, com um excelente turbo de nota 8.00. Assim, com o resultado, Yago avançou às quartas de final, onde irá enfrentar o australiano Jack Robinson.

Mais tarde, o tricampeão Gabriel Medina também se classificou para a próxima etapa da competição. Competindo na sétima bateria das oitavas de final, o brasileiro derrotou o havaiano Seth Moniz com o somatório de 14.17, contra 8.77 do adversário. O rival de Medina nas quartas será o havaiano John John Florence. A próxima chamada da competição será nesta quarta-feira (16), às 14h15, no horário de Brasília-DF.

Já Filipe Toledo, caiu nas oitavas para o taitiano Mihimana Braye e se despediu do torneio. O atleta paulista alcançou a marca de 5.73, mas foi superado pelo adversário que atingiu a pontuação de 15.50 (8.50 + 7.00).

João Chumbinho e Caio Ibelli caem no round eliminatório

Antes disso, no round eliminatório, o fluminense João Chumbinho acabou eliminado na terceira bateria do torneio. O brasileiro atingiu o somatório de 4.90, o que não foi suficiente para vencer o francês Kauli Vaast (13.00). Se vencesse a disputa, o surfista iria garantir a sua vaga entre os cinco integrantes no Finals da WSL. Agora, para classificar, João precisará torcer para que a final da etapa do Taiti não seja entre estes atletas: Gabriel Medina, Jack Robinson, John John Florence ou Yago Dora.

Do mesmo modo, Caio Ibelli também caiu na repescagem da competição, para o australiano Liam O’Brien (11.00 contra 10.84) e encerrou sua participação na temporada de 2023 do Circuito Mundial de surfe.

Victor Fardin
Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em​ Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana