Yanca Costa avança na repescagem do ISA Games

Yanca Costa é a única brasileira que segue com chance de título na disputa feminina do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe

Nesta quarta-feira (21), teve mais ação no ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe, em Huntington Beach, nos Estados Unidos. O dia teve baterias da chave de repescagem. Yanca Costa avançou nas suas baterias e segue com chances de título na competição. Já Karol Ribeiro e Mariana Areno foram eliminadas da disputa.

Yanca Costa participou de duas baterias nesta quarta-feira. Na 3ª rodada da repescagem, a brasileira foi a melhor, com um total de 9,56 pontos. Foram 5,13 e 4,43 para suas duas ondas surfadas. Na quarta rodada, Yanca somou 7,70 (2,60 + 5,10) para suas duas melhores ondas. Ela foi a segunda colocada na série, atrás apenas da britânica Alys Barton, que teve 9,17 (4,60 + 4,57). As duas avançaram para a quinta rodada da repescagem.

+ Brasil terá oito medalhistas olímpicos nos Jogos Sula de Assunção 2022

Mariana Areno começou o dia na segunda rodada da repescagem, onde venceu sua bateria com 5,74 pontos (3,17 + 2,57). Na terceira fase, a brasileira teve 6,93 pontos (5,50 + 1,43) avançando ao lado da peruana Arena Rodriguez que teve 11,00 (5,73 + 5,27). Na quarta fase, Mariana teve 8,73 (4,43 + 4,30), terminando em quarto lugar e foi eliminada da disputa.

Karol Ribeiro também iniciou sua participação nesta quarta-feira na segunda rodada da repescagem, onde teve 6,54 (2,67 + 3,87), ficando em segundo lugar e passando para a fase seguinte. Na terceira rodada, Karol foi a terceira da sua série, com 7,73 (4,50 + 3,23), sendo eliminada da competição. A norte-americana Zoe McDougall, com 12,90 (6,50 + 6,40), e a mexicana Ana González, com 11,50 (6,73 + 4,77), avançaram na bateria.

Formato e vagas olímpicas

Os Jogos Mundiais de Surfe possueem duas chaves: a principal e a da repescagem. Na principal, os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a fase seguinte até a final. Os eliminados na chave principal avançam para a repescagem, onde os surfistas têm uma segunda chance para chegar até a disputa da medalha de ouro.

A edição de 2022 dos Jogos Mundiais de Surfe dá uma vaga para cada gênero nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela vai para o país campeão na disputa por equipes, que soma o desempenho dos seus representantes na competição individual. Os países que conquistarem a vaga no ISA Games deste ano (ou a vaga disponível na edição de 2024) poderão levar três surfistas em Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil é representado por Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André no masculino. Os três estão na na quinta rodada da chave principal. Jadson entrou no lugar do campeão olímpico Ítalo Ferreira que iria disputar a competição, mas teve uma lesão no pé durante o WSL Finals. No feminino, Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa são as representantes do Brasil.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana