Brasileiros seguem para terceira rodada do ISA Games

Os brasileiros Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André avançaram para a terceira rodada do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe

Neste domingo (18), os surfistas brasileiros entraram em ação pela segunda rodada do ISA Games, os Jogos Mundiais de Surfe. Jadson André, Samuel Pupo e Miguel Pupo ficaram entre os dois primeiros colocados de suas baterias e avançaram para a terceira rodada da chave principal da competição. Além do título, os brasileiros buscam uma vaga extra para o Brasil no surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Miguel Pupo terminou em segundo lugar na sua bateria. Ele teve 5,93 e 4,67 nas suas duas melhores ondas, somando 10,60. O vencedor da bateria foi o panamenho Jean González, com 10,97 (6,07 + 4,90). O espanhol Luis Diaz, com 9,60 (4,33 + 5,27), e o polonês Maksymilian Michalewski, com 1,90 (1,03 + 0,87) caíram para a chave de repescagem.

+ Bruna de Paula dá show e marca 11 gols na Champions League

Jadson André venceu a sua bateria. O brasileiro teve 8,33 e 5,73 pontos nas suas melhores ondas, terminando com um total de 14,06. Ele avançou ao lado do estadunidense Nat Young, que teve 11,37 (4,70 + 6,67). O mexicano Alan Cleland (9,57) e Che Allen, de Barbados (5,16), ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e vão para a repescagem.

Brasileiros ISA Games Jadson André
Jadson André na segunda rodada do ISA Games (Foto: Pablo Jimenez/ISA)

Samuel Pupo ficou em segundo lugar na sua bateria. Ele ficou com 11,60 pontos, somando um 5,33 e um 6,27 para suas únicas duas ondas surfadas. O vencedor foi o italiano Leonardo Fioravanti, com 12,80 (6,17 + 6,63). O terceiro colocado foi o peruano Gabriel Vargas, com 10,24 (6,57 + 3,67), e o quarto foi o finlandês Eeli Timperi, com 6,60 (2,77 + 3,83).

Formato e vagas olímpicas

Os Jogos Mundiais de Surfe possui duas chaves: a principal e a da repescagem. Na principal, os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a fase seguinte até a final. Os eliminados na chave principal avançam para a repescagem, onde os surfistas têm uma segunda chance para chegar até a disputa da medalha de ouro.

Brasileiros ISA Games Samuel Pupo
Samuel Pupo na segunda rodada do ISA Games (Foto: Ben Reed/ISA)

A edição de 2022 dos Jogos Mundiais de Surfe dá uma vaga para cada gênero nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela vai para o país campeão na disputa por equipes, que soma o desempenho dos seus representantes na competição individual. Os países que conquistarem a vaga no ISA Games desde ano (ou a vaga disponível na edição de 2024) poderão levar três surfistas em Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil é representado por Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André no masculino. Jadson entrou no lugar do campeão olímpico Ítalo Ferreira que iria disputar a competição, mas teve uma lesão no pé durante o WSL Finals. No feminino, Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa são as representantes do Brasil.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Surfe

No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros
Bicampeão mundial reencontra caminho das vitórias com desempenho avassalador em penúltimo evento da perna australiana