Jadson André e Irmãos Pupo avançam à 2ª fase do ISA Games

Jadson André, Miguel Pupo e Samuel Pupo avançaram na chave principal dos Jogos Mundiais de Surfe, disputado em Hunnington Beach, nos EUA

Começou, neste sábado (17), mais uma edição dos Jogos Mundiais de Surfe (ISA Games), disputado em Hunnington Beach, nos Estados Unidos. A competição distribui as primeiras vagas do surfe nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. No primeiro dia do evento, foram disputadas as baterias da primeira fase e algumas da segunda do torneio masculino. Os brasileiros Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André avançaram nas suas chaves e se garantiram na segunda rodada.

+ Luizinho avança às finais de street e park no STU National de Recife

Jadson André venceu a sua bateria na primeira fase. O brasileiro conseguiu notas 4,50 e 4,57 nas suas melhores ondas, ficando com uma somatória de 9,07. O português Guilherme Ribeiro avançou ao lado de Jadson com um total de 7,97 pontos. O porto-riquenho Ricardo Delgado (4,23 pontos) e o lituano Donatas Meškauskas (2,03) ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, e foram para a chave de repescagem.

Samuel Pupo tirou 6,04 e 6,43 para as suas melhores ondas, terminando a sua bateria da primeira fase com 12,46 no total. Ele ficou em segundo, atrás do português Frederico Morais, que teve 13,87 pontos, com direito a uma onda de 8,50 que foi a segunda melhor do dia (a nota mais alta foi um 8,87 do vice-campeão olímpico Kanoa Igarashi, do Japão). Samuel e Frederico avançaram para a segunda fase da competição.

Fechando o dia dos brasileiros na competição, Miguel Pupo também ficou em segundo lugar na sua bateria, avançando para a segunda fase do ISA Games. Miguel somou 14,27 pontos, com 7,90 e 6,36 nas suas melhores ondas. O vencedor da sua bateria foi o japonês Keanu Kamiyama, com 14,60 (7,60 + 7,00). O salvadorenho Bryan Perez foi o terceiro da chave, com 10,74, e seguiu para a repescagem.

Formato e vagas olímpicas

Os Jogos Mundiais de Surfe possui duas chaves: a principal e a da repescagem. Na principal, os dois primeiros colocados de cada bateria avançam para a fase seguinte até a final. Os eliminados na chave principal avançam para a repescagem, onde os surfistas têm uma segunda chance para chegar até a disputa da medalha de ouro.

A edição de 2022 dos Jogos Mundiais de Surfe dá uma vaga para cada gênero nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela vai para o país campeão na disputa por equipes, que soma o desempenho dos seus representantes na competição individual. Os países que conquistarem a vaga no ISA Games desde ano (ou a vaga disponível na edição de 2024) poderão levar três surfistas em Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil é representado por Miguel Pupo, Samuel Pupo e Jadson André no masculino. Jadson entrou no lugar do campeão olímpico Ítalo Ferreira que iria disputar a competição, mas teve uma lesão no pé durante o WSL Finals. No feminino, Mariana Areno, Karol Ribeiro e Yanca Costa são as representantes do Brasil.

Gabriel Gentile
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em​ Surfe

Com a vitória em Gold Coast, o lycra 77 assumiu a vice-liderança da disputa pela “tríplice coroa”, que tem Kanoa em vantagem e carro como premiação
No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros