Ítalo Ferreira é eliminado e Brasil classifica 7 atletas no Challenger Series

Sete dos nove brasileiros em ação nesta terça avançaram em Portugal. Ítalo Ferreira ficou em quarto na sua bateria e foi eliminado

O terceiro dia do Challenger Series de surfe em Ericeira, Portugal, foi agitado para o Brasil. Nesta terça-feira (5), o destaque negativo foi a eliminação do campeão olímpico Ítalo Ferreira no Round de 48, ficando em último de sua bateria. Por outro lado, sete de nove representantes do país no dia ficaram em primeiro ou segundo de suas baterias e garantiram a classificação para o Round de 24.

Os brasileiros seguem dominando o Challenger Series em Portugal, estando presentes em oito das 12 baterias nesta fase da competição. Os destaques foram Deivid Silva, João Chianca, Mateus Herdy e Samuel Pupo que avançaram após vencerem suas baterias. Já Thiago Camarão, que eliminou Ítalo Ferreira, Ian Gouveia e Caio Ibelli ficaram em segundo lugar de suas disputas e também avançam.

+Brasil estreia com derrota no classificatório para o Pré-Olímpico de curling

Por outro lado, Marcos Correa e o próprio Ítalo terminaram suas baterias em terceiro ou quarto lugares, não conseguindo, assim, a classificação. O campeão olímpico somou 10.77 e termina a competição em 37º lugar, com 650 pontos. Veja a manobra de Thiago Camarão que eliminou o campeão mundial de 2019.

No final do dia, as duas últimas baterias não foram realizadas, com a presença de três brasileiros. Assim, Michael Rodrigues, Jesse Mendes e Alejo Muniz ainda disputam o Round de 48, com o Brasil podendo chegar a 10 classificados. A próxima chamada é nesta quarta-feira (6), às 3h35 (de Brasília).

Feminino

No naipe feminino do Challenger Series de Portugal, o Brasil segue vivo com duas representantes. A única que não avançou foi Sophia Medina, que terminou a primeira bateria do campeonato em terceiro. Já Silvana Lima confirmou o favoritismo, vencendo sua disputa e avançando ao Round de 32, enquanto Bianca Summer Macedo ficou em segundo na sua bateria, se classificando também. Elas devem voltar à água nesta quarta-feira (6).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, a Challenger Series é o última fase da divisão de acesso para a elite do circuito mundial. São quatro etapas. A primeira foi o US Open of Surfing, realizada em Huntington Beach, Califórnia, entre 20 a 26 de setembro. A terceira será na França, na região de Hossegor, entre 16 a 24 de outubro, e a última é no Havaí, em Haleiwa, entre 25 de novembro a 7 de dezembro. No masculino, participam 96 atletas, sendo 34 da elite, 58 oriundos da Qualyfing Series e quatro convidados, dois deles das categorias de base.

Colaboração OTD

Mais em​ Surfe

Com a vitória em Gold Coast, o lycra 77 assumiu a vice-liderança da disputa pela “tríplice coroa”, que tem Kanoa em vantagem e carro como premiação
No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros