‘Lugar de crânios’ é escolhido como sede para Paris-2024

Teahupoo, no Taiti, fica a quase 15 mil quilômetros distante da capital francesa e é conhecida como uma das ondas mais brutais do mundo. Medina já ganhou lá duas vezes no circuito mundial

Uma das ondas mais pesadas do mundo foi oficialmente confirmada como sede olímpica. Teahupoo, no Taiti, será o cenário onde os melhores surfistas do mundo buscarão o ouro nos Jogos de Paris-2024.

Teahupoo foi incluída na lista das ’10 Ondas Mortais’ da “Transworld Surf”, revista especializada na modalidade, e é comumente referida como a “onda mais pesada do mundo”. O nome Teahupoo é traduzido livremente como “cortar a cabeça” ou “lugar de crânios” e faz parte do Circuito Mundial da WSL. Gabriel Medina já faturou a etapa taitiana duas vezes (2014 e 2018)

O Taiti, na Polinésia Francesa, é considerado uma região da França, os habitantes são franceses, bem como a língua francesa é oficial.

A decisão por Teahupoo como o local do surfe para os Jogos Olímpicos de Verão de Paris 2024 foi sinalizada pela primeira vez há um ano pelo Comitê Organizador e recebeu um aceno pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em março.

Tatiana Weston-Webb Teahupoo paris-2024 surfe taiti
Tatiana Weston-Webb surfando em Teahupoo no ano de 2017 (Divulgação)

Mas a entidade máxima do esporte olímpico só tornou formal a escolha de hospedar o surfe olímpico em uma das ondas mais famosas e notórias do mundo na última segunda-feira (7).

“Estamos muito satisfeitos que o COI tenha aprovado oficialmente a inclusão do surfe nas Olimpíadas de Paris 2024 e gostaríamos de reconhecer o trabalho árduo da ISA (International Surfing Association) por seu compromisso e trabalho para o esporte global do surfe”, disse o CEO da WSL, Erik Logan .

“É uma oportunidade incrível para o nosso esporte e principalmente para os nossos atletas, que são realmente os melhores surfistas do mundo. Tóquio e Paris serão uma plataforma incrível para eles mostrarem o esporte e aumentarem seus perfis no cenário mundial”, finalizou Logan.

+ Na abertura da WSL, Tatiana Weston-Webb avança às quartas

Polêmica

A grande questão é que Teahupoo está localizada a mais de 15 mil km de Paris, cidade-sede dos Jogos de 2024.

O COI tinha algumas preocupações com a competição de surfe ser realizada tão longe da cidade-sede. Quatro outras cidades francesas estavam na mistura, incluindo Hossegor e Biarritz, mas a atração na Polinésia Francesa provou-se irresistível tamanho o apelo do lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os surfistas vão competir durante a primeira semana dos Jogos de Paris-2024, depois terão a oportunidade de curtir a segunda semana na Vila Olímpica, além de caminharem na Cerimônia de Encerramento.

Colaboração OTD

Mais em​ Paris 2024Surfe

Com a vitória em Gold Coast, o lycra 77 assumiu a vice-liderança da disputa pela “tríplice coroa”, que tem Kanoa em vantagem e carro como premiação
No primeiro dia do circuito nacional de surfe, Marcos Correa somou 14.67 pontos (8.67 + 6.00) e liderou a abertura com o maior somatório
Na Gold Coast, Alejo alcançou as semifinais de uma etapa do CT pela primeira vez na carreira
Confira a cada bateria a classificação em tempo real da temporada 2025 da WSL, a Liga Mundial de surfe, que conta com 12 brasileiros