Brasil sai do Canadá sem vaga para Tóquio, mas vai ao mundial

Seleção perdeu para o Canadá e termina em quarto o pré-olímpico. As campeãs mexicanas e as vice canadenses ficaram com a vaga

O Brasil perdeu para o Canadá por 7 a 0 no pré-olímpico de softbol neste domingo (1) e está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seleção precisava vencer e ficar de olho no resultado de Porto Rico para tentar a vaga. Apesar do revés, o time sai do Canadá com a vaga no Mundial de 2021, conquista com uma virada sobre Cuba.

O jogo contra fechou o pré-olímpico de softbol e a vitória garantiu a vaga para as donas da casa. A outra ficou com o México, o campeão invicto da competição. A seleção brasileira terminou em quarto lugar.

Contra as canadenses o Brasil estava no jogo até a terceira entrada, quando o time da casa anotou cinco corridas e fez 6 a 0 (veja abaixo os melhores momentos). Havia aberto o placar na parcial anterior. Na quinta entrada elas marcaram mais uma e fecharam a partida. A sexta e a sétima entrada não foram realizadas.

O pré-olímpico de softbol, chamado de Classificatória Americana para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, tiveram ainda Porto Rico, Cuba e Venezuela no Super Round, a segunda e decisiva fase da competição. Eles ficaram em terceiro, quinto e sexto, respectivamente.

A campanha geral do Brasil teve cinco vitórias em oito jogos. Passou em segundo lugar no Grupo B da primeira fase ganhando quatro partidas. Perdeu somente a última, para o México, por 10 a 0. Venceu Peru, Venezuela, República Dominicana e Ilhas Virgens.

México no pré-olímpico de softbol
Mexicanas venceram todas e vão para os Jogos

Super Round do pré-olímpico de softbol

Ao lado de México e Venezuela, o Brasil seguiu para o Super Round do pré-olímpico de softbol onde jogou contra as três seleções que se classificaram no Grupo A. Os resultados da primeira fase das brasileiras contra mexicanas e venezuelanas seguiram computando na etapa decisiva da competição.

Além de perder para Porto Rico, a seleção foi derrotada pelo Canadá e conseguiu uma vitória espetacular sobre Cuba, que garantiu uma vaga no mundial da modalidade em 2021.

André Rossi
Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu ‘in loco’ os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em​ Softbol

O algoz da vez da seleção brasileira foi o México, dono da casa, que ganhou por 9 a 3 e se classificou para disputar a medalha de ouro contra os Estados Unidos. Já o Brasil enfrenta a Venezuela na briga pelo quinto lugar do Pan-Americano
Depois de primeira fase quase irretocável, selecão tropeçou diante de Porto Rico e Canadá
Nikkey Marília se consagrou campeão, derrotando o Nikkei Curitiba por 6 a 4. O Cooper Clube ficou em terceiro lugar, vencendo o Atibaia por 11 a 5.
No primeiro dia das qualificatórias, o Nikkey Marília manteve sua invencibilidade ao vencer o Atibaia por 13 a 2 e o Nikkey Curitiba por 13 a 6