Definidos os atletas que complementam o time de street

Seletiva no Rio de Janeiro apontou quatro nomes no masculino e mais quatro no feminino que se juntam aos 18 nomes que já haviam sido convocados no fim de março

Os oito atletas que complementarão a seleção brasileira de street foram anuncidos nesta quinta-feira (17) pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk). Eles foram escolhidos a partir de uma seletiva realizada entre os dias 1º e 5 de abril. São quatro homens e quatro mulheres que agora se jutam aos 18 nomes convocados no final do mês passado.

No feminino, as selecionadas são Isabelly Ávila, que já integrou a seleção brasileira de street nas corridas para Tóquio 2020 e Paris 2024, além de Maria Almeida e Maria Lúcia, que já passaram por seleções de base. A quarta escolhida foi Duda Ribeiro, estreante na seleção.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Entre os homens, a relação de convocados a partir da seletiva conta com Filipe Mota, nome que fez parte da seleção júnior de 2020 a 2024 e da principal na segunda janela classificatória para Paris, e João Lucas Alves, integrante do time principal entre 2022 e 2024. Os debutantes Ivan Monteiro e Wallace Gabriel completam os selecionados.

Ao todo, 22 skatistas, sendo 11 no masculino e 11 no feminino, participaram da seletiva realizada na Praça Duó, no Rio de Janeiro. Ao longo dos cinco dias, eles passaram por simulações de treino e competição e foram avaliados em aspectos técnicos, físicos e comportamentais.

Time com 34 nomes

A formação da seleção brasileira de skate sai de uma convocação, já realizada, e da seletiva. A convocação foi em 28 de março e trouxe 18 skatistas, tanto do street quanto do park. São 12 que representaram o país nos Jogos Olímpicos de Paris, além de todos que integram o top 30 do ranking mundial. Das seletivas, sairão mais 16 atletas, oito para cada modalidades, fechando 34 nomes. Os oito nomes que fecham o time de park ainda não foram anunciados.

Dentre os convocados, destaque para os medalhistas olímpicos Rayssa Leal, prata no street em Tóquio e bronze em Paris, Augusto Akio, bronze no park em Paris, e Pedro Barros e Kelvin Hoefler, ambos prata em Tóquio, no park e street, pela ordem.

Os outros 12 nome são Raicca Ventura, Dora Varella, Isadora Pacheco, Yndiara Asp e Fernanda Tonissi no park feminino. No park masculino, Luigi Cini, Kalani Konig, Pedro Quintas, Pedro Carvalho e Luiz Francisco. No street, Pâmela Rosa e Gabriela Mazetto no feminino e Giovanni Vianna e Felipe Gustavo no masculino.

Felizes e confiantes

“A escolha desses oito nomes vêm a partir de um processo de muito trabalho que envolve tanto a nossa comissão técnica quanto os skatistas que participaram da seletiva. Desde o planejamento até a realização dessa seletiva histórica. A partir dela, a gente abre oportunidade para mais nomes participarem da Seleção Brasileira e contarem com toda a nossa estrutura. Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho e muito confiantes com a escolha desses nomes. Ao mesmo tempo, agradecemos a participação de todos e seguiremos atentos tanto a eles quanto a novos skatistas que possam surgir”, destaca Eduardo Dias, presidente da CBSk.

Seleção Brasileira de Street 2025:

Street feminino
Rayssa Leal – 04/01/2008 – Imperatriz (MA)
Pâmela Rosa – 19/07/1999 – São José dos Campos (SP)
Gabriela Mazetto – 16/09/1997 – Praia Grande (SP)
Isabelly Ávila – 30/08/2004 – Itapetininga (SP)
Maria Lúcia – 27/10/2009 – Canoas (RS)
Maria Almeida – 30/04/2007 – Curitiba (PR)
Duda Ribeiro – 24/07/2010 – São João de Meriti (RJ)

Street masculino
Kelvin Hoefler – 10/02/1993 – Itanhaém (SP)
Giovanni Vianna – 26/01/2001 – Santo André (SP)
Felipe Gustavo – 22/02/1991 – Brasília (DF)
Filipe Mota – 04/10/2006 – Patos de Minas (MG)
Ivan Monteiro – 20/11/1997 – São Paulo (SP)
João Lucas Alves – 19/01/2001 – Cachoeirinha (RS)
Wallace Gabriel – 03/08/2002 – São Paulo (SP)

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Skate

Gui Khury e Helena Laurino brilham e vencem a etapa de Goiânia do Vert Battle, torneio brasileiro mais importante da modalidade vertical
Rayssa Leal marca quase 10 pontos a mais do que as rivais e é campeã da etapa de Miami da SLS 2025
Mais maduro, Gui Khury entra no Vert Battle, o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidado como grande nome do skate nacional
Confira as informações da primeira etapa da SLS, que acontecerá em Miami e contará com Rayssa Leal e mais quatro brasileiros