STU National em Criciúma tem atuais campeões brasileiros

Skatistas a serem batidos em 2025 são Isadora Pacheco e Kalani Konig, no Park, e Isabelly Ávila e Ivan Monteiro, no Street

Faltam apenas três dias para a abertura do circuito brasileiro de skate 2025, o STU National, que reunirá em Criciúma (SC) o que o país tem de melhor no esporte. Nada menos do que 78 skatistas e paraskatistas estarão presentes, incluindo os atuais campeões nacionais. Eles já entram nas pistas com a responsabilidade de defender seus títulos: Kalani Konig e Isadora Pacheco, na modalidade Park, e Ivan Monteiro e Isabelly Ávila, no Street.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Criciúma recebe o STU National pelo quinto ano consecutivo, e a etapa fará parte dos festejos de 100 anos de emancipação política e administrativa da cidade. Quem espera, finalmente, comemorar um título por lá é Isadora Pacheco, o único nome do skate a subir em todos os pódios nos últimos quatro anos. Ela foi vice-campeã em 2022 e conquistou o terceiro lugar em 2021, 2023 e 2024.

“Nem lembrava desse detalhe… Ter feito parte de todos os pódios e ainda chegar como campeã do circuito são uma responsabilidade, mas vou tentar levar isso como uma motivação a mais. Quem sabe, desta vez, não consigo o título em Criciúma?! Saber que venho de bons resultados me traz bastante confiança, mas preciso usar isso para me motivar, evoluir e aplicar linhas e manobras novas. Estou bem animada e tenho certeza de que teremos um skate de alto nível”.

Também no Park, o grande nome do skate em 2024 é Kalani Konig, que, assim como Isadora, é natural de Florianópolis. Das cinco etapas realizadas no ano passado, ele venceu quatro, incluindo a de Criciúma. O único revés aconteceu em sua cidade natal, Floripa, na abertura do circuito. Aos 17 anos, Kalani já é apontado por muitos como um dos prováveis representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.

“Estou muito feliz em começar o ano defendendo esse título do STU National. Mas o que espero mesmo é ganhar de mim mesmo e ser ainda melhor do que fui em 2024. Ser campeão de novo será uma consequência. Eu me cobro muito e quero andar ainda mais do que no ano passado. Essa é a meta”, disse Kalani, que, assim como o skatista Luiz Francisco, o Luizinho, disputa o circuito tanto no Park quanto no Street.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Disputa no Street

No Street, Isabelly Ávila se sagrou campeã brasileira em um ano de superação. Em 2021, sofreu uma queda mais grave e precisou passar por uma cirurgia no joelho. Em 2022, no mesmo obstáculo da mesma pista, no Rio de Janeiro, enfrentou uma nova queda e outra cirurgia, desta vez no outro joelho. Mais um longo período afastada, teve que deixar o skate de lado, mas retornou com tudo, vivendo a melhor fase de sua carreira. Aos 20 anos, Isabelly foi campeã em três das cinco etapas do circuito brasileiro em 2024, incluindo a de Criciúma.

“Acredito que não seja uma responsabilidade entrar neste ano como a atual campeã do STU National, mas sim algo que acaba me motivando ainda mais, por saber que tenho a capacidade para iniciar o circuito bem novamente. Gosto muito da pista de Criciúma e seria muito legal poder vencer lá de novo. O mais importante é estar bem, com a cabeça boa e andar com alegria. Aproveito para convocar a torcida a comparecer em massa, como sempre acontece”, disse.

Por fim, Ivan Monteiro, também no Street, entra na temporada de 2025 com a mesma confiança e fome de títulos que o motivaram no ano passado. Logo após conquistar a etapa de abertura em Florianópolis, ele já afirmava que seu grande objetivo era ser campeão brasileiro.

“O STU é o maior evento do Brasil. Claro que é uma responsabilidade grande defender o título, mas, para mim, não muda muita coisa, porque estou sempre focado no evento que está ali na minha frente. O foco deste ano é o mesmo foco do ano passado: ser campeão do National. Acho que só me dá mais confiança para saber que consigo fazer tudo de novo. A expectativa para Criciúma já é grande, ano passado fui vice lá, então já sei o que ajustar para conseguir vencer”.

Luciana Zerati
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em​ Skate

Gui Khury e Helena Laurino brilham e vencem a etapa de Goiânia do Vert Battle, torneio brasileiro mais importante da modalidade vertical
Rayssa Leal marca quase 10 pontos a mais do que as rivais e é campeã da etapa de Miami da SLS 2025
Mais maduro, Gui Khury entra no Vert Battle, o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidado como grande nome do skate nacional
Confira as informações da primeira etapa da SLS, que acontecerá em Miami e contará com Rayssa Leal e mais quatro brasileiros