Gui Khury leva segundo ouro em STU Pro Tour com recorde

Em sua principal prova, campeão mundial iguala feito de Bob Burnquist e vence no Vert

Falar que Gui Khury fez história novamente é redundante, mas é inevitável. Na tarde deste domingo (30) o paranaense de 16 anos mais uma vez entrou para história ao conquistar mais um ouro no encerramento da primeira etapa do STU Pro Tour. Em Porto Alegre, Gui foi oitavo no Mini Ramp e bateu recorde histórico com atuação memorável no Vert.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Maior nota da história no Vert

A semifinal, horas antes da decisão, já dava indícios do nível técnico que a prova teria. Dos oito skatistas, seis se classificavam para a final, mas nenhum dos semifinalistas fez nota menor que 80.00, sendo a maior nota o 90.40 do português Thomas Augusto.

Na final, com quatro brasileiros, só deu Gui Khury, previamente classificado. O jovem campeão mundial fez quatro apresentações, e em todas acertou um 900°, elevando muito sua nota. De um 94 inicial, ele subiu para 97.17 e fez a maior nota da história do vert na sequência, com 98.00. Ele igualou feito de Bob Burnquist, que conseguiu a mesma nota há 24 anos atrás.

Pódio foi completo por dois skatistas de elite de outra prova – o Park. Luigi Cini foi o segundo colocado com 92.42, enquanto o americano Tate Carew ficou com o bronze e a nota de 90.61. O veterano Rony Gomes bateu na trave, terminando na quarta colocação com 88.67

Mini Ramp feminina e masculina 

Em uma “Jam Session” de 20 minutos, Raicca virou no finalzinho e levou o título em Porto Alegre, com uma nota de 92.00. Prata ficou com a japonesa Mizuho Hasegawa (90.00) e bronze com Yndi Asp (86.00), que levou sua segunda medalha na primeira etapa do Pro Tour.

Nesse formato, as competidoras andam em baterias únicas sem quantidade exata de tentativas, já que elas podem tentar até o tempo pré-definido acabar. Além disso, a avaliação é feita pelo apresentado em toda a sessão, não apenas na melhor volta.

No mesmo molde, aconteceu a decisão masculina, fechando o evento. Luiz Francisco Mariano sobrou e venceu com avaliação de 94.00, fazendo dobradinha no pódio com seu irmão André Mariano, que foi bronze, com 89.00. Pedro Carvalho fechou com a prata e 92.00 pontos.

Gabriel Turolla

Mais em​ Skate

Gui Khury e Helena Laurino brilham e vencem a etapa de Goiânia do Vert Battle, torneio brasileiro mais importante da modalidade vertical
Rayssa Leal marca quase 10 pontos a mais do que as rivais e é campeã da etapa de Miami da SLS 2025
Mais maduro, Gui Khury entra no Vert Battle, o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidado como grande nome do skate nacional
Confira as informações da primeira etapa da SLS, que acontecerá em Miami e contará com Rayssa Leal e mais quatro brasileiros