Até aqui, a primeira etapa do STU Pro Tour tem dono: Gui Khury. Campeão do Park no fim de semana anterior, o paranaense de 16 anos foi o único dos 52 homens inscritos a disputar as duas modalidades que fecham o evento em Porto Alegre. Além da participação, Gui foi finalista nas duas provas.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
No Mini Ramp, mesmo orientado pelo seu técnico a não participar, Gui andou e avançou para a final como o melhor da primeira fase, com 86,26 de nota. O regulamento previa que o líder dessa fase fosse direto para a decisão. Os outros 15 melhores avançassem para a semifinal, que acontece amanhã, às 15h.
Entre semifinalistas, destaque para os atletas olímpicos Luiz Francisco e Pedro Quintas, que passaram na bateria 3 com 80,78 e 77,37, respectivamente. Melhor que eles, além de Gui Khury, apenas Pedro Carvalho, que fez 82,08.
Na disputa feminina, foram 12 participantes que brigaram por oito vagas diretas na grande decisão. A liderança ficou a japonesa Mizuho Hasegawa, dona da maior nota entre homens e mulheres neste sábado, com 88,00. A melhor brasileira foi a campeã mundial Raicca Ventura, com 79,00, que também avançou para a decisão que acontece às 16h45 do domingo (30).
Gui Khury avança também no Vert, mas em segundo
No Vert, sistema foi um pouco diferente. Eram duas baterias com 16 skatistas, onde os melhores de cada uma avançavam direto para a final, os segundos direto para as semis e o resto para uma repescagem. Gui fez a primeira volta na casa dos 90 do fim de semana e avançou direto para a decisão. Na bateria seguinte, o melhor foi o americano JD Sanchez, de apenas 15 anos. O mais novo entre os skatistas ainda superou o campeão mundial brasileiro, sendo o melhor do dia.
Na repescagem, Augusto Akio, Rony Gomes, Collin Graham, Thomas Augusto, Tate Carew e Alessandro Mazzara avançaram para a semifinal e se juntaram aos brasileiros Luigi Cini e Dan Sabino, previamente classificados. Os oito agora disputam seis vagas na decisão em uma única bateria que acontece às 16h do domingo.