Filipe Mota tem três “9 Club”, mas fica fora da final do Super Crown

Neste sábado aconteceram as eliminatórias do Super Crown, grande final da Liga Mundial de skate street no Ginásio do Ibirapuera. Dos brasileiros, apenas Carlos Ribeiro e Filipe Mota competiram na fase preliminar, terminando na 4ª e 12ª posições, respectivamente. Na final, estarão presentes os atuais campeões mundiais Rayssa Leal e Giovanni Vianna, além de Felipe Gustavo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Carlos Ribeiro e Filipe Mota participaram da primeira bateria eliminatória, ao lado de Manny Santiago do Peru e do japonês Daiki Ikeda. Diferente da edição de 2023, no masculino os três melhores skatistas da fase preliminar, avançavam para a decisão de domingo.

Nas voltas, o único a conseguir uma nota superior a 8.0 foi Filipe, que passou a liderar a bateria. Nas manobras, a jovem promessa sobrou – três “9 Clubs” em cinco tentativas. Somatório de 35.3 fez com que o brasileiro passasse a torcer nas outras baterias. Por outro lado, Carlos Ribeiro não repetiu o bom desempenho do competriota, não conseguindo cravar suas voltas e errando as cinco tentativas de manobras.

Secando os demais competidores, Filipe Mota viu o colombiano Jhancarlos Gonzalez superar seu somatório na bateria seguinte, com nota de 36 cravados. Mas a terceira e última bateria reuniu os melhores ranqueados da temporada. Em altíssimo nível técnico, Nyjah e Gustavo Ribeiro levantaram o público do Ibirapuera. A lenda americana liderou as qualificatórias, enquanto o português se classificou com a terceira somatória, tirando Filipe da final.

Eliminatórias que não contaram com a presença de alguns dos principais nomes do skate brasileiro. Rayssa Leal, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna não entraram na pista neste sábado por já estarem classificados à grande decisão, que acontece neste domingo (15).

Eliminatórias femininas

O dia começou com a semifinal feminina. Nela, sete skatistas competiram em bateria única, com as três melhores concorrentes avançando para a final do Super Crown. Dentre as semifinalistas, apenas Roos Swetsloot, da Holanda, e Paige Heyn, dos EUA, não eram japonesas. Coco Yoshizawa, Aoi Uemura, Momiji Nishiya, Funa Nakayama e Yumeka Oda formaram o esquadrão que batalhou por vagas na decisão.

Com alto nível de skate, três japonesas se classificaram para a final da Liga Mundial, Coco Yoshizawa, Momiji Nishiya e Yumeka Oda. A campeã olímpica de Tóquio-2020, aliás, conseguiu a vaga na última manobra.

Classificados antecipadamente

Em mudança no formato, este ano a SLS passou a classificar antecipadamente para a final os três skatistas de cada naipe que tiveram a maior somatória de pontos nas etapas preliminares. Além de Rayssa, a australiana Chloe Covell e a japonesa Liz Akama se classificaram de forma antecipada. Já no masculino, ao lado dos brasileiros está o estadunidense Chris Joslin na final via ranking.

Neste domingo, a decisão feminina tem início marcado às 11h15, enquanto para os homens a final começa às 15h.

Camila Nakazato
Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em​ Skate

Gui Khury e Helena Laurino brilham e vencem a etapa de Goiânia do Vert Battle, torneio brasileiro mais importante da modalidade vertical
Rayssa Leal marca quase 10 pontos a mais do que as rivais e é campeã da etapa de Miami da SLS 2025
Mais maduro, Gui Khury entra no Vert Battle, o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidado como grande nome do skate nacional
Confira as informações da primeira etapa da SLS, que acontecerá em Miami e contará com Rayssa Leal e mais quatro brasileiros